#movimentosetembroverde

O Brasil continua sendo um país onde as pessoas não comem de forma saudável. Na semana passada, na coluna da Fê, vimos que apenas uma a cada três pessoas consome frutas e hortaliças durante cinco dias da semana. Dados recentes apontam que 18,9% dos brasileiros estão obesos e mais da metade da população está acima do peso recomendado. Além disso, o diagnóstico de diabetes aumentou 61,8% nos últimos 10 anos, assim como a hipertensão em 14,2%. Preocupante né?

O #movimentosetembroverde tá rolando durante todo o mês e é um ótimo motivo pra você inserir novos hábitos à sua rotina alimentar. Mesmo que seja uma mudança pequena, pode fazer toda diferença na sua saúde. Como eu sei que a maior dificuldade é inserir mais vegetais na alimentação, decidi separar algumas dicas simples que podem te ajudar na hora de aumentar o consumo de legumes.

Não tem desculpa, hein?!

#1 Sucos e vitaminas

Uma forma prática e eficiente de consumir tanto frutas quanto verduras. Não precisa ter grandes habilidades na cozinha para preparar, basta um bom liquidificador e alimentos fresquinhos! Não esqueça de variar as combinações para garantir aporte de diferentes nutrientes. AH! E nada de coar, viu?!
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#2 Sanduíches

O pão integral de boa qualidade é o básico, mas ele pode ficar ainda mais nutritivo. Aquele seu sanduíche de todo dia pode ganhar novos ingredientes: folhas, tomate, cenoura, beterraba, rabanete, pepino e por aí vai. Além de trazer micronutrientes essenciais, vai te deixar mais saciado por mais tempo!
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#3 Omeletes

Um omelete recheado de legumes é uma ótima pedida para um café da manhã nutritivo. Tomate, cebola, pimentão, abobrinha, brócolis. Usa o que tiver da geladeira, uma pitada de criatividade e tchãrãn! Tá feita a primeira porção de vegetais do dia!
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#4 Vegetais assados

A desculpa número 1 por não consumir mais legumes é a função de prepara-los. Problema resolvido: forre uma forma com papel manteiga, unte com azeite e oliva e jogue todos seus vegetais preferidos já cortados. Tempere com o que você mais gosta, regue com um pouquinho de azeite e leve ao forno em temperatura alta por 45 minutos. Quer mais praticidade que isso?
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#5 Receitas

Nem só a banana pode virar panqueca, sabia? Abóbora também fica ótima para panquecas, bolinhos e até brownie. É claro que é importante consumir in natura mas, se você não consegue, as receitinhas podem ser um bom início. A couve pode virar chips para um lanchinho, a couve-flor pode virar purê e o brócolis pode virar sopa. Seja criativo!
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Qualquer pequena mudança já tá valendo. Comece aos pouquinhos mas COMECE!

Um super beijo da nutri,

Paula Mar Pinto

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