Cerimonialista

Eu já dei dicas aqui pra te ajudar a escolher a cerimonialista perfeita, não dei? Caso você não tenha visto, cola aqui. Depois de escolher a cerimonialista, você precisa entender até onde ela vai te ajudar e qual é realmente o trabalho dela, aquilo que você deve esperar que ela te ajude nesse emaranhado de categorias e decisões infinitas que é o casamento.

A cerimonialista é responsável por conduzir o planejamento do casamento de vocês, do dia contratado até o dia após o casamento (sim, desmontagem, né, mores?). Consultei a minha cerimonialista, a Anielle Hermes, da Anielle Hermes Eventos, para que ela me ajudasse a determinar e esclarecer qual a essência desse papel tão centralizador e tão cheio de funções.

“A cerimonialista é maestrina do evento, ela rege, alinha e faz com que todos saibam seus lugares e toquem cada um seus ‘instrumentos’ da melhor forma possível”, afirma a especialista.

Ainda me comentou que a cerimonialista é quem apresenta o mundo dos casamentos para os noivos. Mesmo nós (eu e meu noivo) que trabalhamos com eventos nos assustamos ao nos deparar com os valores de qualquer serviço (de decoração até maquiagem) quando é segmentado para casamentos e noivos.  A Ani, inclusive me contou a história de alguns casais que ela atendeu que desistiram de casar ou fizeram mini wedding porque não imaginavam o tamanho e complexidade da festa antes de conversarem com ela.

Então, organizamos juntas, eu e a Ani, as 5 tarefas principais da cerimonialista pra ajudar você a entender e saber o que você pode cobrar do profissional que está te ajudando:

#1 Orientar no cronograma e planejamento da organização

Saber quais contratações fazer primeiro, qual é o mês ou a antecedência de qual parte e cobrar também dos noivos, retornos importantes.

#2 Orientação na contratação de fornecedores

Quais pacotes mais adequados, quais fornecedores de confiança, quais os melhores fornecedores para cada tipo de casal (seja em orçamento ou perfil). Tudo isso ela precisa apresentar pra vocês. Aqui uma super dica: existem cerimonialistas que ganham comissão com alguns fornecedores e outras que não. De qualquer forma, questione sempre sua cerimonialista sobre qualidade e preços. Só assim você vai saber se ela está indicando porque confia ou só por estar ganhando também. Troque ideias com outras noivas pra consultar valores de tudo e para que você esteja por dentro do que cabe no seu bolso!

#3 Intermediar negociações e combinação de execução

Os noivos sabem mais do que ninguém o quanto gastar e, é claro, isso precisa ser passado para a cerimonialista. Ela deve negociar com os fornecedores as melhores condições e descontos. Ajustando detalhes na montagem, às vezes conseguimos baixar boa parte do valor ou cuidar horários e datas pros fornecedores estarem lá. Até mesmo para fazerem visita técnica! Ela é quem orquestra tudo isso!

#4 Roteiro do grande dia

O cerimonial começa quando os noivos acordam. Sim, isso mesmo! Horário de arrumações, organização de montagem e vai até a hora da cerimônia, dança e o momento de servir a janta e etc. O roteiro e cerimonial do dia é importantíssimo e quem manja disso mais que ninguém, é a cerimonialista!

#5 Deixar os noivos serem noivos

Pode parecer bobagem, mas foi a primeira coisa que pedimos pra Ani na primeira reunião. “Queremos ser noivos e não nos preocuparmos com nada”. Ela precisa transmitir segurança e dar conta de tudo que vai dar certo ou errado antes ou no dia. Ela precisa estar com todos os planos A, B e C montados na cabeça pra não ser pega de surpresa e deixar os noivos curtirem o melhor dia das suas vidas.

É isso! Por último, mas não menos importante: no perfil que dividimos tudo sobre nosso casamento no Instagram, o @noivudos, algumas pessoas questionaram média de valores desse profissional. Pesquisei junto com a Anielle e ela me contou que a faixa é de 5 a 30 mil reais e isso, é claro, vai passar muito pelo tamanho do evento, o profissional que você vai contratar e outros fatores, mas lembre-se: não é valor que demonstra qualidade e excelência!

 

Um beijo da noivinha.

Fê Ortiz!

Instagram-ATL-Girls