a-cantora-aretha-franklin

A música americana perde uma diva e uma referência. Aretha Franklin morreu, nesta quinta-feira (16), aos 76 anos, em Detroit, nos Estados Unidos, vítima de um câncer de pâncreas.

A cantora, compositora e dona de uma voz inconfundível, Aretha é considerada a rainha da soul music. Em mais de 60 anos de carreira, acumulou 18 prêmios Grammy, que a tornaram a segunda cantora com o maior número de estatuetas. Também fez história como a primeira mulher a entrar no Hall da Fama do Rock em 3 de janeiro de 1987.

Aretha Louise Franklin esteve presente em momentos importantes da história dos EUA. Cantou no funeral de Martin Luther King, em 1968, e na posse de Barack Obama, em 2009. Influenciou e inspirou centenas de cantoras, como BeyoncéMariah CareyWhitney Houston e Alicia Keys.

E para celebrarmos e homenagearmos a carreira de Aretha Franklin, selecionamos 5 músicas da Rainha do Soul. Confira:

#1. Respect

Respect” foi escrita por Otis Redding em 1965. Mas a música é mais conhecida como a “canção assinatura” da cantora, que regravou e relançou-a em 1967. Enquanto Redding escreveu a canção com a intenção de pedir respeito às mulheres, Aretha reverteu os papéis em sua versão. Na voz da cantora, a música se tornou uma marca registrada do movimento feminista e é considerada uma das melhores canções de sua época.

#2. (You Make Me Feel Like) A Natural Woman

(You Make Me Feel Like) A Natural Woman“, composta pela dupla Carole King e Gerry Goffin, é uma daquelas temas que se tornaram clássicos. Ganhou muitas versões ao longo dos anos, como por exemplo as de Mary J. Blige ou Celine Dion.

#3. I Say a Little Prayer

I Say a Little Prayer” é de Burt Bacharach e Hal David para Dionne Warwick em 1967, mas foi regravada e é mais conhecida pela voz de Aretha Franklin.

#4. I Never Loved a Man (The Way I Loved You)

I Never Loved a Man” foi originalmente interpretada por Aretha Franklin no álbum com o mesmo nome. Uma particularidade é que ela também toca piano na versão.

#5. Think

Mais um hino feminista, com letra da própria Aretha com a colaboração do marido Ted White. Em 1980, a cantora gravou uma versão para o filme “The Blues Brothers”.

Aretha Louise Franklin nos deixou um legado importantíssimo, tanto na música quanto na luta pelo movimento feminista negro e popular. Todas nós agradecemos! <3