Joyce-Ribeiro

A principal âncora da TV Cultura vai marcar a história do jornalismo brasileiro neste ano. Joyce Ribeiro será a primeira mulher negra a mediar um debate presidencial na televisão.

A emissora acertou com a TV Aparecida para que a jornalista seja a mediadora do Debate de Aparecida, promovido pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), com os candidatos à Presidência do Brasil. Direto do Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo, a transmissão ao vivo acontecerá no dia 20 de setembro, às 21h30, e será compartilhado com outras emissoras de inspiração católica, além da própria TV Cultura.

Joyce Ribeiro terá o papel de orientar os candidatos, mediar o debate e certificar que as regras sejam mantidas na prática dentro do formato do programa. As perguntas apresentadas aos políticos serão sorteadas, feitas pelos bispos da CNBB e jornalistas previamente escolhidos, e também elaboradas entre os próprios candidatos. Réplicas e tréplicas serão permitidas em determinados momentos.

Ao jornalista Leo Dia, colunista do jornal O Dia, Joyce Ribeiro afirma se sentir honrada em ocupar essa função tão importante nas eleições e na televisão brasileira.

“Em 68 anos de TV no Brasil, ser a primeira mulher negra a ocupar essa posição é uma conquista muito grande”, disse a jornalista.

Ao A12, portal da rede Aparecida, Joyce destacou a importância do debate com os presidenciáveis diante do atual contexto político do país.

“As pessoas estão, cada vez mais, interessadas em se aprofundar sobre o nosso cenário político, por conta de tudo o que temos vivido. Com a eleição batendo a porta, o eleitor entendeu que o poder está em nossas mãos, que mudar depende de cada um e o voto é o começo do processo de transformação. O debate é importante e peça fundamental, pois tem a função de esclarecer para população o que cada candidato oferece para essa mudança”, avalia Joyce.

A jornalista é formada pela FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado), em São Paulo, com pós-graduação em Jornalismo Econômico e Político pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP).

Na TV desde 1998, Joyce Ribeiro se destacou em passagem pela emissora RIT (Rede Internacional de Televisão), como apresentadora do telejornal. Entre 2001 e 2005, integrou a equipe da TV Record. Logo em seguida, ingressou no SBT, de onde saiu ano passado após uma demissão conturbada.

Estamos torcendo por você, Joyce! <3