18013949_1762072157439197_6025683655651753984_n

Harmonia Rosales é uma artista afro-americana que tem como tema principal de sua obra a mulher negra. Para chocar e aumentar a representatividade negra, ela decidiu recriar grandes clássicos substituindo os homens brancos por mulheres negras. Isso porque ela acredita que obras de arte fazem com que pessoas (em geral) vejam o mundo de uma forma diferente.

Em seu blog, a pintora define sua arte como uma combinação do seu amor pela história, pela sede de novos conhecimentos e pela dedicação à ação social. A artista usa da arte como arma de batalha contínua contra a indiferença e a inércia.

Ela contou ao BuzzFeed que teve grande incentivo dos seus pais, que também são artistas. Hoje, sua inspiração é a filha. Harmonia quer que a filha se sinta representada e que ela e todos os jovens se sintam empoderados.

O impacto que as imagens causam é proposital. Harmonia quer justamente nos fazer pensar do porque só imagens com domínio patriarcal e branco estão nos grandes museus e se isso deveria continuar. Seu objetivo é a partir de uma pintura significativa, amplamente reconhecida e que subconscientemente ou conscientemente nos condicionasse a ver figuras masculinas brancas como poderosas e autoritárias. A intenção é inverter esse pensamento. Segundo ela, substituir as figuras masculinas brancas (as mais representadas) por pessoas que, ao seu ver, foram menos representadas pode começar a recondicionar nossas mentes e a aceitar novos conceitos de valor humano.

Vem conhecer as obras da artista:

# “The Creation of God”- Obra baseada em “A Criação de Adão”, de Michelangelo:

# “The Virgem” – baseada na Virgem Maria:

# “The Birth Of Oshun” – baseada em “O nascimento de Vênus” (1486), de Sandro Botticelli:

# “The Virtuous Woman” – baseada Homem Vitruviano, de da Vinci:

‘The Virtuous Woman’ 81″h x 54″w #art #linen #distressed #woman #oilpainting #melanin #womenempowerment

Uma publicação compartilhada por Harmonia (@honeiee) em

@negraecrespa