primer como usar
Hoje decidi falar de um produto que, apesar de estar há algum tempo no mercado  e ser bem conhecido para aqueles mais antenados em maquiagem, é relativamente novo, surgiu faz cerca de dez anos e ainda gera alguma dúvida: o primer!
As questões mais comuns são: pra que serve? Como devo aplicar? Antes ou depois da base? Qual é o mais indicado para meu tipo de pele?

Então, vamos lá!
Pra início de conversa: existem 3 tipos de primer: pele, boca e olhos. O de boca serve para hidratar e preparar os lábios para receber batons e o de olhos para a maior duração e fixação das sombras. Hoje, irei focar no de pele.
Este produto deve ser usado após a preparação da pele (limpeza, hidratação e utilização do fator de proteção solar – caso o próprio primer ou base não tenha), e antes da base. Ao contrário dos produtos de fase da preparação, que serão absorvido pela pele, o primer ficará acima da camada da derme.

Função

Se você tem poros dilatados, este é um produto que vai te ajudar muito! Se até a Abelha Rainha, Regina George, sofria com o poros dilatados, quem somos nós, meros mortais?

Mas calma, quase tudo tem conserto!
No geral, o primer serve justamente para selar os poros abertos e uniformizar a pele. Dependendo do tipo, ele consegue até suavizar as linhas mais finas de expressão e deixa a pele com uma aparência aveludada. Além disso, ele também colabora na duração da maquiagem, pois auxilia na retenção dos produtos que virão depois.
O mais indicado é procurar primers que tenham silicone como ingrediente principal em sua composição, que dão um efeito blur na pele. Essa palavra em inglês nomeia o efeito que o Photoshop produz nas imagens para tirar aquelas “pequenas imperfeições” da pele, sabe? Então, o primer funciona quase como uma “mágica” para que maquiagem tenha o resultado mais incrível possível!

Aplicação

A melhor forma de passar o produto, na minha opinião, é com uma esponjinha, mas também é possível utilizar os próprios dedos ou um pincel – sugiro um de cerdas sintéticas (“estilo língua de gato”), pressionando o primer contra a pele para realmente preencher os poros e linhas de expressão – se for o caso. Espalhando somente, o produto não terá seu melhor aproveitamento.
Posts ATL6-001
Mas atenção para não exagerar! Ao contrário do que muitos pensam, o certo é usar uma quantidade pequena do produto!
Pessoas que possuem a pele oleosa podem (e devem) passar no rosto todo, porém em pequenas quantidades. Já aqueles que têm pele seca devem aplicar onde tem os poros mais dilatados. E aqueles com pele mista devem usar na zona T (testa, nariz e queixo), que são as áreas que comumente têm mais acúmulo de oleosidade.

Como escolher?

Quem tem pele oleosa deve procurar um primer com efeito matte para ajudar a controlar a oleosidade. Pessoas com a pele seca, sugiro escolher um primer iluminador, que irá ajudar a dar um aspecto mais natural.
Abaixo algumas sugestões de primers de marcas nacionais e internacionais:
Posts ATL4
Espero que tenham gostado, e até a próxima coluna!
Besitos!

@helloluise

Instagram-ATL-Girls