10-finalistas

A FIFA revelou, na manhã da última terça-feira (24), as 10 finalistas ao Prêmio de Melhor Jogadora da temporada. Marta aparece mais uma vez entre os nomes; entretanto, se perguntarmos para a maioria das pessoas quem elas conhecem da lista (além dela) possivelmente não conheceriam ninguém. Por isso, separamos um pouco sobre cada candidata ao prêmio para você ficar por dentro.

#1 Pernille Harder 

pernille

A jogadora de 25 anos é dinamarquesa e joga como atacante pelo time VfL Wolfsburg. Estreou com 16 anos na seleção da Dinamarca e, desde então, faz coleção de premiações. Em 2018, conquistou a prata na Liga dos Campeões e a melhor pontuação na Bundesliga com 17 gols.

#2 Lucy Bronze

Lucy-Bronze-833013

Lucy é uma jogadora inglesa que joga pelo clube francês Olympique Lyon e pela seleção da InglaterraBronze joga, principalmente, como lateral-direita. No entanto, ela pode jogar em qualquer parte da defesa ou do meio-campo. Ela ganhou o prêmio de Jogador do Ano da PFA Feminina duas vezes – em 2014,  e novamente em 2017.

#3 Amandine Henry

Amandine Henry

Amandine Henry é uma jogadora francesa que joga como meio-campo. Atualmente, joga no time Olympiques Lyonnais. Henry começou a jogar futebol aos 5 anos de idade, mas não havia equipes de garotas para jogadores tão jovens. Por isso, ela jogou com meninos até os 13 anos de idade.

#4 Dzsenifer Marozsán

Dzsenifer Marozsán

É uma jogadora alemã que atua no time Olympiques Lyonnais e é capitã da seleção alemã. Nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, Marozsan levou a Alemanha à sua primeira medalha de ouro olímpica no futebol. Começou a jogar profissionalmente aos 14 anos, no time Saarbrücken, da Alemanha.

#5 Saki Kumagai

Saki Kumagai

Capitã da seleção japonesa e também jogadora do time francês Olympique Lyonnais. Em 7 de março de 2008, quando Kumagai tinha 17 anos, ela estreou pela seleção do Japão contra o Canadá. Pela seleção, foi membro dos Jogos Olímpicos de Verão de 2012 e da Copa do Mundo de 2015. O Japão conquistou a 2ª posição em ambas as competições.

#6 Samantha Kerr 

Samantha Kerr

Samantha May Kerr  é uma australiana, que joga pelo time Sky Blue Futebol Clube da Austrália. A partir de 2017 , ela é a maior pontuadora de todos os tempos na Liga Nacional de Futebol Feminino dos Estados Unidos (NWSL). Em 2017, ela foi premiada com a Medalha Julie Dolan como a melhor jogadora da Austrália. Também foi nomeada Jogadora Internacional do Ano pela Associação de Mídia de Futebol (FMA) em 2013 e 2014. Em 25 de janeiro de 2018, Kerr foi nomeada a Jovem Austrália do Ano de 2018.

#7 Megan Rapinoe

Megan Rapinoe

Megan Anna Rapinoe, mais conhecida como Megan Rapinoe é uma jogadora norte-americana que atua como meia. Atualmente, joga pelo Seattle Reign FC. Ajudou os EUA a ganhar o ouro na Copa do Mundo Feminina da FIFA de 2015 e nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 , além de prata na Copa do Mundo Feminina da FIFA 2011. Rapinoe é uma defensora de inúmeras organizações LGBT+, incluindo a Rede de Educação Gay, Lésbica e Heterossexual (GLSEN).

#8 Wendie Renard 

Wendie-Renard

Wendie é uma jogadora de futebol francesa que é capitã do Olympique Lyon, da 1ª divisão feminina, e da seleção feminina da França. Ela joga como zagueira. Ela ingressou no Lyon, em 2006, e, desde a temporada 2007/2008, tem sido do time principal, conquistando cinco campeonatos consecutivos de 2006 a 2011, assim como o Coupe de France em 2008. Em 2010, Renard participou da final jogo da Liga dos Campeões da UEFA e, na edição de 2010/2011, ajudou o Lyon a vencer a competição.

#9 Ada Hegerberg 

Ada Hegerberg

Ada Martine Stolsmo Hegerberg é uma jogadora de futebol profissional norueguesa que joga como atacante pelo Olympique Lyonnais. Hegerberg representou a Noruega em nível internacional juvenil e fez sua estreia pela equipe sênior em 2011. Em 2013, ela fez parte da equipe norueguesa que conquistou a medalha de prata no Campeonato da Europa Feminino de 2013. Ela também ganhou o prêmio de melhor jogador feminino da Europa em 2016, em 25 de agosto de 2016, e em 2017 foi eleita a melhor jogadora de futebol feminino da BBC.

#10 Marta Vieira da Silva

Marta

Camiseta 10 da nossa Seleção Brasileira, Marta foi eleita cinco vezes melhor do mundo e indicada em outras 14 vezes. Atualmente no Orlando Pride, Marta ficou de fora da lista de 10 finalistas pela primeira vez na edição de 2015. No ano seguinte, a brasileira retornou ao grupo seleto graças ao bom desempenho que teve com a camisa da Seleção Brasileira na Olimpíada disputada no Rio de Janeiro.  Já no ano passado, ficou novamente fora da disputa pelo prêmio de melhor jogadora do mundo. Mas de uma coisa, ninguém tem dúvida: ela é a rainha do futebol e tem toda a nossa torcida, né? <3 

Se você tem interesse em participar da votação de melhor jogadora de futebol do mundo pela FIFA, acesse esse link.

Instagram-ATL-Girls