budget-tips

O maior fantasma de todos os noivos, com certeza, é a planilha financeira do casamento. Afinal, ela é o que a gente menos quer ver. Toooooda a organização de decoração, festas pré-casamento, padrinhos e todos os elementos do casamento dos sonhos… Tudo é tão, tão legal que a gente quer passar longe do quanto vai custar pro nosso bolso.

Mas fica aqui uma super dica: não adianta fugir. Abra a planilha e cuida dela tão bem quanto de todos os outros detalhes. Ela precisa de carinho e atenção! <3

Então, vamos as super dicas pra planejar e controlar os gastos do seu casamento:

#1 Crie uma planilha de gastos

Organize um Excel com os todas as categorias do casamento como “cerimônia”, “decoração”, “comes e bebes”, etc. Coloque os orçamentos de cada uma para não se perder. Assim você consegue ir comparando e fazendo decisões mais certeiras e inteligentes. Além de dar uma dimensão melhor dos gastos ;]

#2 Defina prioridades

Você precisa definir o tamanho do seu casamento: quantos convidados terão, lugar da festa e estilo. Você precisa entender o que é mais importante pra você gastar dinheiro. Por exemplo, um super lustre no salão pode custar o valor de um detalhe super legal na mesa de noivos (aquele que você sempre quis). Ou uma cabine de fotos que pode custar o valor da mesa de doces. Escolha o que é primordial para ter tudo o que você sempre sonhou no dia de seu casamento. Defina e identifique suas prioridades pra facilitar na hora de tomar decisões.

there's cake

#3 Fornecedores ideais

Escolha fornecedores com o perfil do casamento e do casal. Se seu casamento é pequeno, rústico e tradicional, já diminui pra um seleto grupo de fornecedores que se encaixem melhor. E lembre-se: os fornecedores ideais também precisam ter o mesmo estilo do seu bolso. Defina sempre dentro de seu orçamento!

fornecedores

#4 Quantos fornecedores devemos buscar?

Pode parecer que quanto mais fornecedores vocês buscarem, melhor… Mas o ideal é pegar indicações e pessoas conhecidas. Defina até 5 fornecedores, cujos custos sejam diferentes entre si e pronto! Ter muitas opções de fornecedores pode confundir e até fazer vocês se perderem na organização.

#5 Família ajuda?

A família dos noivos pode apoiar e dar suporte sempre. Tanto emocional, quanto financeiramente. Por isso, é legal saber como eles podem ajudar. A ajuda é bem-vinda até nos pequenas detalhes, como por exemplo: pedir algum orçamento, trabalhos manuais, indicações de amigos, etc. Toda ajuda nesse quesito é importante para diminuir e controlar os gastos.

family

É isso, espero que ajude vocês tanto quanto estou tentando me ajudar!!

Boas contas! Boas planilhas!

 

Um beijo da noivinha econômica,

Fê Ortiz