Resultado de imagem para marielle franco

14 de março: Dia Marielle Franco. Suspiro.

Black Lives Matter GIF

Já são 4 meses sem respostas.

Talvez pensassem que ela e toda sua luta seriam esquecidas, mas aconteceu o contrário, ela está cada vez mais presente.

Marielle Franco:

Mulher, negra, mãe, jovem, socióloga, ativista, da favela, vereadora (a quinta mais votada do Rio de Janeiro em 2016), lésbica, defensora dos direitos dos não privilegiados, assassinada.

O crime político mais frio e tocável dos últimos anos ocorreu no dia 14 de março, que tornou-se uma data eterna de luta na última semana no Rio de Janeiro. O governador Pezão sancionou a Lei 8.054/18 em que a data da morte de Marielle e do motorista Anderson torna-se o dia contra o genocídio da mulher negra, que segundo as estatísticas é um dos maiores alvos do Brasil, segundo o Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência de 2017, feito pela Secretaria Nacional de Juventude junto com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a chance de jovens negras de 15 a 29 anos serem mortas é duas vezes maior que a de brancas da mesma idade.

A medida estabelece que instituições públicas e privadas promovam debates e palestras na data, com o objetivo de incentivar a reflexão sobre o assassinato de mulheres negras no Brasil.

A criadora da lei é a deputada estadual Enfermeira Rejane e declarou que:

“A gente ter um dia de Marielle, nos faz chamar atenção da sociedade e nos faz organizar a mulher enquanto classe trabalhadora, enquanto sociedade, enquanto representante de um segmento que é o maior segmento social que existe. Nós hoje somos mais de 53% da população no país inteiro, e ainda não assumimos espaços de poder suficientes para que as nossas reivindicações sejam ouvidas no mínimo. Mas queremos que elas sejam respeitadas dentro desses fóruns de poder. Então, acho que é muito bom que tenha essa lei para agregar essa luta das mulheres. Marielle nos representa, hoje e sempre”.

#MariellePresente

@negraecrespa

Instagram-ATL-Girls