dia do futebol

Apesar das muitas dificuldades encontradas ainda pelo futebol feminino, o esporte tem conseguido cada vez mais vitórias e ganhado mais fôlego graças ao esforço e talento de suas atletas. Inspiração para as futuras gerações, as craques da bola representam, e muito, seus clubes e seleções.

E no dia em que o Brasil comemora o “Dia do Futebol” que é considerado paixão nacional, nada mais justo nos orgulharmos das nossas “meninas”! Por isso, selecionamos alguns perfis das jogadoras da Seleção Brasileira de Futebol Feminino – que aliás, irá participar da Copa do Mundo de Futebol Feminino em 2019 – que integram a equipe para inspirar e provar que futebol é, sim, lugar de mulher!

#1 Thaisinha, atacante (@thaisinhaduarte)

Com 25 anos, conquistou cinco Copas do Mundo (duas sub-17, duas sub-20 e uma principal), quatro campeonatos Sul-Americanos e um Jogos Olímpicos, em Londres 2012 no currículo. Thais atua há cinco anos no futebol coreano, jogando pelo Incheon Hyundai Steel Red Angels, e começou no esporte depois de deixar a dança de lado.

Thais contou sobre o abandono à dança em troca do futebol, em uma entrevista à CBF TV. Confira:

“Foi engraçado, porque antes eu dançava balé. Minha mãe me colocou com um ano de idade e fiquei até uns cinco, seis. Aí meu pai me colocou na escolinha de futebol. Mas desde sempre a minha paixão era o futebol: eu para o balé, mas chegava em casa ia para a rua jogar com meus primos”.

#2 Andressa Alves, meia atacante (@andressaalves9oficial)

Ela começou em 2007 no clube paulista Juventus, passou pelo futebol francês e foi a primeira brasileira a ser contratada pelo Barcelona:

“Foi uma felicidade, pois ter uma jogadora feminina abre portas para ter outras meninas. Foi o que mais me tocou, porque se eu faço uma grande temporada pelo Barça, eles vão querer outras brasileiras e acho que isso é muito importante para a nossa modalidade”, afirmou Andressa, destacando a importância da representatividade, em entrevista à CBF TV.

Andressa já participou da Copa do Mundo (2015), Jogos Olímpicos (2016), Jogos Pan-Americanos (2015) e está em sua segunda Copa América (2014 e 2018).

#3 Daiane, zagueira

No futebol, a trajetória da zagueira, que nasceu em Londrina (PR), mas considera sua cidade natal Uberlândia (MG), começou aos 14 anos, na rua de casa. Seus pais, José Carlos e Edileuza, tiveram 23 filhos e não tinham condições de levar Daiane para fazer testes em clubes. Até que um vizinho a levou para uma escolinha, e o treinador a indicou para jogar no Kindermann, de Santa Catarina.

A paranaense de Londrina, contou ao canal oficial da CBF:

“Eles me apoiam muito e são muito orgulhosos de me verem conquistar as coisas”.

#4 Bia Zaneratto, meia atacante (@biazaneratto)

Beatriz, que é considerada a “imperatriz” do time, foi a artilheira da seleção feminina na Copa América do Chile. Apaixonada por futebol desde a infância, quase foi tirada do time quando estava na escola:

“Comecei a jogar com os meninos, dos 8 aos 13 anos. E chegou um período que os pais queriam fazer uma reunião para tirar essa menina, que era eu. O início mesmo foi com os meninos e só com 13 anos fui no Araraquara”, contou ao canal da Confederação Brasileira de Futebol.

Seis anos depois, começou a jogar no futebol da Coreia do Sul ao lado de Thaisinha, sua amiga de longa data.

#5 Aline Milene, atacante (@amilene77)

Aline Milene é uma das novatas no grupo da Seleção Brasileira Feminina que disputa a Copa América do Chile. Apesar de não ser tão nova de idade, 24 anos recém-completados, foi convocada pela primeira vez para uma categoria da equipe nacional e já tem a oportunidade de disputar uma competição oficial.

“É muito gratificante. Eu já jogo futebol há muitos e sempre sonhei em chegar à Seleção, mas não sabia se conseguiria realizar esse sonho. Graças a Deus estou tento essa oportunidade. Quando fui convocada, mesmo para etapa de treinamento, já foi uma felicidade imensa para mim e para a minha família”, conta.

Esperamos que gostem e realmente se inspirem nessas meninas que brilham!

Feliz Dia do Futebol!

Instagram-ATL-Girls