futebol-amador03072018_cv2

Que a prática de atividade física faz bem para o corpo e mente todas nós já sabemos. Mas a revista científica Eureka Alert! realizou uma pesquisa (feita por cientistas dinamarqueses) que exaltou especificidades muito bem-vindas do esporte mais amado pela população brasileira.

De acordo com estes resultados, o futebol aprimora a capacidade cardiorrespiratória, os níveis de colesterol e pressão do corpo, além da forma física dos praticantes amadores.

Peter Krustrup, professor de Ciências do Esporte e Saúde da Universidade do Sul da Dinamarca, falou sobre a pesquisa e como trataram o assunto:

“Observamos que a modalidade tem amplos efeitos no organismo, além de melhorar o bem-estar social, a imagem corporal, a autoconfiança e a qualidade de vida”, explicou o professor.

Nos dados analisados pelo time de Krustrup, a competitividade do futebol foi deixada de lado. A decisão foi tomada para evitar que o estresse e as jogadas mais agressivas resultassem em tensão e em lesões.

Como o futebol pode impactar no corpo, segundo o estudo:

Praticar 1 hora de futebol, 2 vezes na semana por ao menos três meses pode gerar:

#1  Redução de 6 batimentos cardíacos por minuto. Um ponto positivo para a saúde do coração <3

#2 Redução de 1,72 kg de gordura, por causa do gasto calórico do futebol que facilita a manutenção de uma boa forma.

#3 Ganho de 2 cm na altura do salto. Os músculos e ossos tornam-se mais fortes.

#4 Redução de 8 mg/dl no colesterol ruim, o que ajuda a prevenir infartos e problemas cardíacos.

Mas antes de decidir jogar bola toda semana, é preciso prezar por um bom condicionamento físico, como orienta o coordenador do Centro de Medicina do Exercício e do Esporte do Hospital 9 de Julho, Ricardo Nahas:

“O futebol é um esporte de explosão. Uma pessoa com problemas cardíacos pode sofrer uma parada cardiorrespiratória, por exemplo”, disse o coordenador.