barbie engenheira robótica

A boneca mais amada de todos os tempos já incorporou várias profissões diferentes: já foi veterinária, médica, jogadora de futebol… Porém, ela nunca esteve envolvida na área de tecnologia. Por isso, a Mattel lançou Robbie, a nova Barbie engenheira robótica. A novidade foi anunciada na terça-feira, 26 de junho, e não para por aí. Robbie pode ser adquirida em quatro tons de pele e tipos de cabelo diferentes. Ponto extra para a diversidade!

Além de estar estilosa como sempre, a boneca terá em mãos os seus óculos de segurança, um laptop e o seu próprio robô. A criança que ganhar a nova Robbie também terá acesso a sete lições de codificação gratuitas para praticar suas habilidades como engenheira de robótica e, quem sabe, encontrar um talento para o futuro.

“Com 180 carreiras e contando, estamos empenhados em inspirar as meninas a explorarem seus maiores sonhos”, afirmou o comunicado da Mattel em uma de suas publicações no Instagram.

A importância da Robbie

Segundo um estudo realizado nas três cidades mais populosas da América Latina (São Paulo, Buenos Aires e Cidade do México) – entre abril e outubro de 2017 – 90% das meninas entre 6 e 8 anos apontam o curso de Engenharia como um ofício de afinidade masculina.

O Censo da Educação Superior, do INEP, divulgou que em 2015, no Brasil, apenas 60% das mulheres concluíram os cursos superiores nas áreas de ciência e engenharia. Sendo que, nos cursos de ciência, 41% dos alunos são mulheres e nos cursos de engenharia, 29,3%.

Imagem relacionada

Por isso, a Mattel lançar uma Barbie que trabalha com engenharia robótica é tão importante. Ela não só amplia o leque de possibilidades para as mulheres já na infância, como vem com aulas de codificação para que as crianças entrem em contato com esse conhecimento tão importante para a nossa sociedade atual, e percebam que ele não é algo exclusivamente masculino. Robbie é um meio para ensinarmos as meninas que elas podem ser o que quiserem!

E aí, gostaram da novidade?

Ashley Olsen Applause GIF
Instagram-ATL-Girls