Manterrupting26062018_cv2

Derivada do inglês, a palavra manterrupting é a junção de man (homem) com interrupting (interrupção). Esse é um termo utilizado para explicar situações em que um ou mais homens ficam interrompendo a fala de mulheres, impedindo que elas concluam o que estava sendo dito.

O termo surgiu com o artigo Speaking while Female, publicado em 2015 no The New York Times, escrito por Sheryl Sandberg, chef de operações do Facebook, e Adam Grant, professor da escola de negócios da University of Pennsylvania. Eles citaram um estudo feito por psicólogos que mostra como senadoras americanas se pronunciam significativamente menos que seus colegas masculinos de posições inferiores.

A pré-candidata à presidência pelo PCdoB, Manuela D’Ávila, participou do programa Roda Viva na última segunda-feira e sofreu com o manterrupting. Inúmeras vezes ela foi interrompida pelos entrevistados – na internet, chegou a circular uma imagem que aponta 62 interrupções, enquanto Ciro Gomes, que também participou do programa em outra data, teve apenas 8.

Um dos momentos em que isso ficou mais evidente foi quando o entrevistador Frederico D’Ávila, que é assessor de Jair Bolsonaro, perguntou a Manuela se ela e é a favor da castração química. A deputada tentou responder, citando a cultura do estupro, e o homem a interrompeu diversas vezes, introduzindo temas à conversa como o nazismo – que nada tem a ver com o assunto. Por fim, Frederico chegou a dizer que cultura do estupro não existe.

manuela-roda_viva123222

O manterrupting também ocorreu no debate presidencial das últimas eleições nos Estados Unidos. As questões de gênero entraram na conversa, Donald Trump utilizou da sua dominância masculina para atacar Hillary Clinton e não deixá-la falar.

Não existe uma forma correta de se defender, mas não deixarmos calar nossa voz é superimportante nesses momentos. Manuela foi uma mulher guerreira e respondeu a altura dos entrevistadores. Sem dúvidas, ela foi um exemplo de como devemos agir diante dessas situações.

Conheça outros termos utilizados:

#1 Bropropriating

Apropriar-se da ideia de uma mulher e levar o crédito por ela.

#2 Mansplaining

Uma explicação pormenorizada de um assunto óbvio, dado pelo homem por acreditar que a mulher não entende.

#3 Gaslighting

Uma espécie de manipulação psicológica que leva a mulher a achar que está louca ou equivocada sobre determinado assunto, sendo que está totalmente certa.

Dá para assistir ao programa Roda Viva aqui: