convite casamento

Bom, eu sabia que algo nesse processo todo de casamento iria ter coisas MUITO legais mas sabia que algo iria me tirar do sério. Mas so far, so good, nada tinha me feito ver o lado “chato” de casar. Eis aqui, registrado, a minha primeira irritação com o casamento.

Vamos lá, desabafar juntas… Sejamos honestas aqui, ok, só eu e você, sem contar pra ninguém. Tá bom?

O momento mais desagradável é um convidado perguntar se pode levar uma pessoa em sua festa.  Isso porque, no fim, não há muito pra onde correr. Tu fica constrangido e fala aquele político e sem graça, “ok, pode!”.

E que coisa, não? Quem deveria ficar constrangido e sem graça não é a pessoa que quer incluir um convidado numa festa que não é dela? Bom, na maioria das vezes, o convidado é uma pessoa que tu não quer ou não acha que deve convidar, outras até alguém que tu nem conhece.

Entregamos nossos save the date há pouco tempo e com isso, o falatório sobre a lista e convidados começou.

Quem tu convidou do colégio?

Tu convidou fulano?

Bah, acho que tu deveria ter convidado tal pessoa…

Posso levar alguém comigo?

Meu filho pode levar a namorada?

Enfim, sei que deve haver uma política e padrão legal estabelecido ENTRE OS NOIVOS sobre o “+1” dos convidados, claro que tem muitos que são bem vindos e que já até são contados na lista do casal. Mas vamos lá, vamos pensar juntos sobre essa linha tênue.

Existem situações que são inevitáveis, certo? Como a esposa que vcs não conhecem de um amigão do colégio, um novo namorado da sua amiga da faculdade e etc. Além disso, existem pessoas que podem se sentir deslocadas, por serem solteiras e não fazerem parte de uma turma e que aí, você pode decidir se coloca o +1 no convite, para que a pessoa não deixe de ir no seu casamento por isso.

Existem outras situações que não causam essa obrigatoriedade, por exemplo, se você está convidando um casal que é importante, não precisa convidar seus filhos – menos ainda namorados dos filhos ou até filhos dos filhos.

Acompanhantes representam aumento de lista, ou seja, isso influencia diretamente no aumento do valor da festa para o casal, ou seja, tenha sempre bom senso e pense no que você está pedindo para eles. Esse valor e esse “lugar na mesa” precisa ter significado pro casal, não pra você.

Noiva ou noivo: para tornar a situação leve para você é muito importante conversar honestamente com essas pessoas (caso tenha intimidade) ou demonstrar seu desconforto com a pergunta. Uma boa dica é dizer que você já tem fechada sua lista com a organização ou colocar no convite o nome de quem são os convidados e quem estão na lista, sendo o convite pessoal e intransferível, assim, você dá aquela esclarecida em quem está sendo convidado de verdade.

Convidados: Respeitem os noivos, não forcem nenhum convite e fiquem super felizes por serem convidados e especiais para esse dia especial. Com certeza, os noivos colocaram só pessoas importantes nessa lista. E você é uma delas.

Um beijo da noivinha mais calma depois desse desabafo,

Fê Ortiz.

Instagram-ATL-Girls