ansiedade crise

O mal que assola essa geração é silencioso, perigoso, corrói e arranha a alma. Porém, é diagnosticado pela maioria das pessoas como falta do que fazer, drama, preguiça ou fraqueza. As possíveis curas pelos “psiquiatras e psicólogos de plantão” são, cortar com a palhaçada, ir lavar uma louça, ter força de vontade e tudo mais o que mandar o livro dos jargões motivacionais.

A ansiedade pode afetar pessoas de todas as idades e gêneros, porém, as mulheres são as mais vulneráveis. Se você sofre de dores de cabeça frequentemente, irritabilidade, perturbação do sono, taquicardia, tudo isso sem problemas físicos aparentes, fique atenta. O distúrbio tem como característica principal a preocupação excessiva com coisas que normalmente não impactam a vida das pessoas. A agitação e os sintomas citados anteriormente podem surgir em meio a atividades do cotidiano, como estar dentro de um ônibus, andando na rua, no mercado, ou até mesmo varrendo a casa. A situação pode piorar com problemas de concentração e ataques de pânico.

O transtorno é normalmente tratado com descaso pelas pessoas, afinal, pra que se preocupar com tudo? Pessoas que sofrem de ansiedade se sentem nervosas quase que o tempo todo, e se preocupam com coisas, que antes não tinham uma grande importância. Outro fator importante a assinalar é a constante espera de algum acontecimento ruim, sem qualquer razão aparente.

A premissa aqui é: se você acha que pode estar sofrendo de ansiedade, procure um profissional, é extremamente difícil lidar com o transtorno sozinha. E eis aqui algumas coisas que eu digo pra mim mesma quando estou passando por alguma crise que talvez possam te ajudar:

#1 Essa merda vai passar

giphy (6)

No meio de uma crise pode ser bem difícil visualizar a luz no fim do túnel. Mesmo não vendo eu digo a mim mesma “vai passar” e respiro fundo. Resolve o problema? Não, mas ajuda a ter esperança.

#2 Você não vai acreditar nas mentiras da sua mente

giphy (11)

“Você não é capaz”, “você não faz nada certo”, você é insuportável”, “você não tem amigos”, “por que você existe?”… Pra tudo isso e pras outras coisas que a sua mente inventa, você diz um harmônico “cala a boca”.

#3 Eu não estou sozinha

giphy (12)

Ao seu redor há pessoas que se importam contigo.

#4 Tudo bem não estar bem

giphy (4)

Nós fomos ensinadas desde pequenas a sorrir e acenar, porque esse era o esperado. Você não precisa sorrir o tempo todo, você pode ser curta e grossa, você pode não estar bem, é permitido que você chore, você não precisa produzir o tempo todo, você pode ser a vítima por um período de tempo.

#5 Posso chorar e me descabelar

giphy (5)

Ser forte não significa que nada irá te afetar, significa que mesmo sendo atropelada por sentimentos ruins, você os assimilou, se levantou e tentou outra vez.

#6 O fato de você não ter acertado não faz de você a pior pessoa do mundo

giphy (9)

Às vezes é muito difícil lidar com a avalanche de emoções, mas ter errado com alguma pessoa não te faz o pior ser humano na face da terra. Explique a situação, a pessoa irá entender.

#7 Você não precisa agradar todo mundo

giphy (1)

A utopia de ser amado por todos é utopia mesmo. Só há um lugar onde tudo agrada à todos: a dimensão dos unicórnios. Vive no Planeta Terra? Então pare de tentar.

#8 Dar errado faz parte da vida, respire, chore, pire, e tente de novo

giphy (10)

A ansiedade prévia a algum evento importante, realmente atrapalha, tente se concentrar, e dê o seu melhor. Caso não dê certo, pire o cabeção e tente de novo, sempre haverá um caminho.

#9 Você é boa o bastante

giphy (8)

Você é boa o bastante, não duvide disso. Há inúmeros fatores que nos fazem questionar o nosso valor perante a sociedade, nossas habilidades, escolha de profissão, aparência física, relacionamentos… Lembre-se: você é muito mais do que a ansiedade diz que você é.

#10 Você é inteligente, bonita e merecedora

giphy (2)

A pressão estética imposta a nós é definitivamente um expoente em conversas sobre ansiedade. A constante busca pelo corpo perfeito nos é imposta como estilo de vida, não importando os custos físicos e emocionais, e se caso querermos sair da roda somos chamadas de preguiçosas e sedentárias. Lembre-se: você é bonita, inteligente e merecedora.

#11 Só mais um pouquinho

giphy (7)

Às vezes estamos no meio de situações que não podemos recuar, então tente viver cada dia de uma vez.

#12 Não é necessário você mudar sua aparência para ser aceita

giphy (3)

Quem você é? Quais são as suas qualidades? Não admita ser definida por um punhado de características genéticas que você não tem controle sobre, características que você simplesmente herdou.

#13 Inspire e Expire

giphy

Às vezes nem toda a argumentação funciona, mas somente concentrar na respiração pode ajudar e muito!

2 Beijos, Lê.

@falabrigitte

Instagram-ATL-Girls