álcool e vida saudável

Para a grande maioria das pessoas, existe um grande vilão da vida saudável e das dietas. Aquele que nem parece ser ruim, relaxa quando precisamos e dá aquela animadinha num dia mais ou menos. O álcool.

O álcool é um baita obstáculo pra mim. Isso porque é peça principal de jantares em família ou a dois, happy hour com a galera do trabalho ou encontro com as amigas, né? E como é difícil resistir a àquele drink ou cervejinha rodeado com a galera…

O grande mal do álcool, além de toda questão viciosa que envolve, é a questão de estar acessível e ligado a diversão, a relaxamento. Vai dizer que não é difícil dizer no happy hour dos amigos que você hoje prefere tomar um suco ou água? Porém, além do lado de dependência, tem sim o lado calórico da ingestão, mesmo que em pouca quantidade, mas em frequências elevada.

Carboidratos e proteínas têm, aproximadamente, 4 kcal por grama. Gordura mais do que o dobro: 9 kcal/grama. O álcool fica no meio termo, com 7 kcal por grama. O grande problema do álcool é que ele  pode ficar estocado no corpo de duas maneiras: ou é convertido em carboidrato, ou em gordura.

Além de tudo isso, o álcool é aliado a vários componentes como o açúcar, por exemplo, nas bebidas doces.

Ou seja, qual é mesmo o benefício de beber?

No fim, penso que somos muito mais dependentes de bebida do que deveríamos. E acho que vale pensarmos sobre o assunto assim como eu ando pensando. Seja pra se sentir menos culpada numa dieta ou pra se sentir menos presa na vida saudável normal.

Pense: por que beber? Por que beber muito? Por que precisamos nos animar dessa forma tendo tanta coisa na vida pra dar a mesma sensação?!

Um beijo,

Fê Ortiz.

Instagram ATL Girls