dieta inverno

Na semana passada o friozinho chegou com tudo e sem pedir licença aqui no sul. Há quem não goste mas, eum particularmente, amo essa época em que dá pra passar o dia embaixo das cobertas maratonando minhas séries preferidas sem culpa. Eu já falei por aqui sobre o quanto as temperaturas mais baixas impactam no nosso metabolismo e no nosso apetite mas, hoje, quero te dar algumas dicas pra não cometer erros –  bem comuns – na hora de manter a dieta no inverno.

#1 Cuidado com as sopas!

A sopa é uma ótima opção para continuar consumindo seus vegetais, além de ser uma refeição rica em nutrientes e, dependendo dos seus ingredientes, pode ser uma refeição completa, equilibrada e levinha. Mas cuidado! Algumas sopas que encontramos por aí são preparadas com creme de leite, queijos gordos, bacon e carboidratos simples. Faça sua sopinha em casa, utilizando carboidratos como batata doce, mandioquinha e aipim e, é claro, legumes como abobrinha, berinjela, chuchu, alho poró, couve-flor, brócolis, moranga e por aí vai.

#2 Chá não substitui água!

Eu sei, no inverno fica ainda mais difícil consumir aqueles 2 litrinhos de água diários, né?! Mesmo assim, não se sabote achando que consumindo duas térmicas de chimarrão seu problema está resolvido. A água é essencial, evita aumento de sódio e outros solutos no sangue. Utilize os chás como aliados, mas não esqueça de tomar água durante o dia. Uma boa dica é deixar sua água em temperatura ambiente, fora da geladeira.

#3 Adocica com frutinhas!

As frutas também costumam ser esquecidas nessa época do ano. Normalmente, relacionamos as frutas à sensação refrescante, mas podemos utilizá-las no inverno com uma pitada de termogênicos. Um bom exemplo é trocar a sobremesa por frutas como banana, maçã, abacaxi, e pera aquecidos ou assados polvilhados com canela. Além de garantir o consumo de frutas, a canela ajuda a retardar o esvaziamento gástrico, evitando a fome ao longo do dia, prevenindo picos de ansiedade e diminuindo a compulsão por doces. <3

WE LOVE FRUTINHAS!

#4 Projeto verão começa no inverno!

A verdade é que aquele plano anual da academia precisa ser usado no inverno também. Quem disse que seria fácil? Levanta a vai com preguiça mesmo! Manter sua rotina de atividade física é fundamental. Troque o horário do treino, experimente uma nova modalidade, arrume uma companhia… Só não desista!

#5 Saúde não tem estação!

Brincadeiras à parte, melhorar o corpitcho para o verão pode ser legal, mas a sua saúde é o que mais importa, independente da estação. Nosso corpo precisa diariamente de vitaminas e minerais para que tenha um bom desempenho. Ter uma alimentação nutritiva e equilibrada fortalece seu organismo, te dando disposição e energia, prevenindo doenças como obesidade, anemia, diabetes e hipertensão. Tudo é questão de criar e fortalecer hábitos, é preciso dedicação e um tantinho de insistência.

Seguimos firmes, fortes e saudáveis!

Um super beijo da nutri,

Paula Pinto.

Instagram-ATL-Girls