doula pam

Sabem aquelas pessoas que nasceram para trabalhar com tal coisa? Pois é, quando conheci a Verônica ela ainda não tinha se formado como doula e, quando concluiu o curso e me relatou sobre os primeiros partos que acompanhou, eu sabia que ela tinha nascido para isso.

Verônica é uma mulher incrível, mãe de duas meninas, casada e muito bem resolvida com seu corpo. Conversar com ela é ter uma aula sobre sororidade: com as mães gestantes, com as que estão parindo, e também, com as mães que estão passando pelo puerpério. Além disso, em nossas conversas, sempre aprendo um pouco mais sobre o feminismo e do quão importante é conhecer meu corpo.

E, há alguns dias, ela compartilhou um desabafo incrível nas suas redes sociais que vai, com certeza,  fazer muitas mulheres repensarem como estão cuidando do seu próprio corpo e do quanto os conhecem.

Com a palavra, Verônica Varela:

cafecomfraldas_25006717_186754848569534_1532315022632419328_n

“Minha mãe disse que estou gorda”

“Meu marido não gosta desse tipo de roupa”

“Minhas amigas disseram que esse tipo de cabelo não ‘senta’ pra mim”

“Meu marido não deixa” … E por ai vai, poderia ficar citando inúmeras frases aqui de exemplo.

Quando nós falamos de empoderamento feminino no parto estamos falando muito de uma conexão com o próprio corpo. De poder sobre nosso próprio corpo. Para parir, é necessário primeiramente acreditar no próprio corpo, acreditar que ele funciona e que ele é capaz. Se durante toda uma vida pessoas falaram palavras que a fizesse ter vergonha do próprio corpo, isso precisa ser desbloqueado, superado e, até, perdoado antes do parto. Precisamos falar disso e superar isso.

E quando falamos novamente de empoderamento feminino, falamos de apropriamento do próprio corpo. É o seu corpo que está gestando, se transformando e que vai parir. Se durante toda a vida você permitiu que outras pessoas tomassem decisões sobre seu próprio corpo, na hora do parto qualquer coisa que o médico sugerir você vai acatar sem nem pedir explicações porque você não está acostumada a mandar no próprio corpo. Durante sua gestação, pessoas da sua família tomarão facilmente decisões sobre seu parto: onde e como parir.

O seu corpo, é apenas SEU.

anigif_enhanced-17730-1423273665-16

É um presente para que possas viver nesse plano de forma única e saudável. Ele funciona bem. Ele é lindo. Ele existiu perfeitamente para gerar, expulsar e nutrir um filhote. Tenha orgulho de você, do seu corpo, das suas formas e das suas capacidades. E o mundo a sua volta (leia-se companheiro, mãe, sogra…) precisa acolher e amparar as suas decisões.

Busque informações sobre tudo que vai acontecer com você e seu bebê durante a gestação, no trabalho de parto e, também, após a gestação. Isso lhe dará mais autonomia para escolher sobre seu próprio corpo.

Se toque, acaricie seu corpo, toque sua vagina por fora e por dentro. Conheça você de verdade, não tenha medo. É o seu corpo. Companheiros e médicos enfiam dedos em nossas vaginas e nós mesmas temos bloqueio de enfiar?

giphy (1)
Quer saber mais sobre essa mulher incrível? Siga ela no Instagram @cafecomfraldas

E, claro, não deixe de nos acompanhar também.

 Instagram-ATL-Girls