mulheres-negras-ganham-40-menos-que-homens-brancos-no-brasil51-thumb-570

Você aí criador de conteúdo, blogueirx e editor de sites, já teve dificuldades de encontrar imagens gratuitas (ou não) por aí?

sad oprah winfrey GIF

Pois é, eu também.

Dependendo do conteúdo que você produz, você deve sofrer com isso. É realmente bem complicado encontrar imagens de mulheres negras em sites abertos e com fonte da foto. Eu falo de mulheres, porque é isso que eu uso em meus textos, mas acredito que homens negros sejam escassos também.

Cansei de ver as mesmas imagens em vários posts/colunas/editoriais/etc, por falta de fotos com créditos reais. É uma “bad” procurar imagens de pessoas e ter só pessoas de pele branca.

Procurando sobre o assunto encontrei esse vídeo curto e direto da ONG Desabafo Social:

 Na pesquisa, também encontrei o banco de imagens Mulheres Invisíveis que conta com fotos de mulheres negras, gordas, lésbicas, crespas e transexuais, que pela pesquisa do projeto são maioria no Brasil e tem representatividade baixíssima na publicidade do país. Um projeto genial, parabéns aos envolvidos! ❤
Encontrei também o projeto maravilhoso Young, Gifted and Black que propõe uma série de fotos com mulheres negras em diferentes contextos (QUE SONHO!). Sabe o que inspirou o projeto? A música da rainha Nina Simone com mesmo título. A proposta é da publicitária Joana Mendes.

“Trabalho como redatora há mais de dez anos e vejo que quando comecei não existiam fotos que retratassem essas mulheres e nem a preocupação de colocar o negro em algum conteúdo. Ainda há barreiras hoje, muitas vezes a marca acha que vai ser feio ou que “essas pessoas jamais estariam fazendo isso ou aquilo”, mas já existe uma intenção”,  afirma Joana Mendes para Meio e Mensagem

ME ARREPIO SÓ DE LER ESSAS PALAVRAS, MINHA GENTE!

Finalmente alguém pensando em nós! O projeto fez uma vaquinha e conseguiu os recursos necessários no início do ano, agora é aguardar ele ser executado.

@negraecrespa

Instagram-ATL-Girls