kate baby 3

Mas como assim Kate Middleton deu à luz a seu terceiro filho e já saiu (maravilhosa) do hospital horas depois?

c847b1988e1dace45accd75d5361444922bfd29f438d6a1b6af615104fadc816_large

Apenas sete horas depois de parir, a duquesa de Cambridge já acenava para a imprensa ao lado do príncipe William com a criança no colo, deixando o Hospital St. Mary, em Londres. A rapidez com que Kate voltou para casa chamou a atenção das mães brasileiras, mas isso não é algo incomum no Reino Unido – seja para mulheres da realeza ou para plebeias.

Acontece que quando não há problemas na hora do parto, a legislação local estipula que as mulheres já podem receber alta seis horas depois. No Brasil, uma portaria do Ministério da Saúde diz que o prazo mínimo após o parto normal sem complicações é de 24 horas (em caso de cesáreas, o mínimo são 48 horas).

Esse sistema faz parte de um modelo na Inglaterra que incentiva o parto normal e conta com uma equipe multidisciplinar, composta por parteiras, enfermeiras e obstetras. Os cuidados dessa equipe se estendem para fora da maternidade – PARA TODAS AS MULHERES – por vários dias depois do nascimento (é possível receber assistência médica por até 21 dias em casa), possibilitando uma saída mais rápida do hospital. Legal, né?

A gente sabe que o abuso médico, e que o grande sistema de cesáreas, faz com que muitas mulheres optem por uma cirurgia ao invés do parto normal no Brasil – tendo que permanecer no hospital por alguns dias após o nascimento do filho. Quem sabe não está na hora de nos inspirarmos em outros projetos de saúde?

Instagram ATL Girls