post edição anahis

Se tem um assunto que domina as redes sociais é o feed do Instagram organizado. Já falei sobre isso várias vezes por aqui, inclusive dei dicas de como manter suas fotos em um padrão legal. Mas agora, chegou a hora de falar sobre edição.

yas yes GIF by Shalita Grant-downsized_large

Muito além dos filtros ou das edições de aplicativos básicos, o queridinho do momento é o Lightroom, programa profissional de tratamento de foto que as blogueiras andam usando por aí. Esse software é gratuito na versão mobile e  pertence ao pacote Adobe, o mesmo que programas famosos como Photoshop e Illustrator fazem parte.

Bom, mas pra início de conversa, provavelmente você já deve ter observado algumas tendências nas fotos que bombam no Insta – filtros em tons rosados, nitidez superativada, saturação estourada… Instagrammers como Jade Seba, Micheli Fernandes e Viih Rocham usam demais esses efeitos.

Captura de Tela 2018-04-03 às 00.00.30

jade

Para ficar mais fácil, reuni em três itens as principais dicas para vocês que curtem edições de fotos e querem conhecer um novo programinha:

Baixe os presets

No Lighroom não utilizamos filtros, mas presets. São pré-definições de cor, contraste, brilho, saturação, luminância e outros itens que vão compor a edição de uma foto. Você pode mexer nessas configurações ou salvá-las como um preset, assim, sempre que for editar uma imagem, é só colar essas configurações que elas vão manter o mesmo estilo/padrão que você criou.

Algumas blogueiras que ficaram conhecidas pelos seus feeds incríveis estão vendendo presets na internet. Isso é algo supercomum entre fotógrafos e agora chegou no mundo do Instagram. Então se você sonha em ter as fotos iguais de alguma influencer famosinha, dá uma olhada se ele não disponibiliza suas próprias edições.

Versão mobile x Versão desktop

Como disse lá em cima, a versão mobile do Lightroom é gratuita e com ela dá para fazer muitas edições legais. É claro que a versão desktop é mais elaborada e portanto paga (em torno de R$ 35 por mês). Para utilizar os presets, basta ter eles salvos em um arquivo DNG e importá-lo para o seu celular – é bem fácil e tem vários tutoriais no YouTube. Depois é copiar e colar as configurações do preset nas suas fotos.

Não tenha medo de testar

Minha dica é que se você quer se aventurar em edições mais diferentonas e profissionais, comece baixando a versão mobile e mexa em todas as configurações do app, assim é possível perceber quais alterações cada ferramenta faz na foto e quais estilos você gosta mais.

Captura de Tela 2018-04-03 às 00.01.45

Como não sou boba nem nada, experimentei algumas edições nas minhas fotos com presets que comprei na internet e compartilho com vocês o antes e depois.

DF5F0BA3-5CBA-497D-9F65-24DAD4B1D06E

unnamed-2 unnamed

E aí, curtiu as dicas? Aproveita e segue o @ATLGirls no Instagram <3

Leia também – Huji: conheça o aplicativo de fotos mais bombado do momento

Instagram-ATL-Girls