Frida_Kahlo08032018_cv2

Na semana da mulher não poderia faltar ela. Em estampas de bolsas, T-shirts e vestidos, em quadros, fantasias, editoriais de moda… Frida por todo o canto! Que lindo ver essa mulher maravilhosa, ícone do feminismo, ganhando cada vez mais visibilidade, mesmo após anos de sua morte. Mas, você sabe de fato quem foi ela? Sua biografia, obras ou ideais? Vos apresento, Frida Kahlo!

(Original Caption) Artist Frida Rivera Three Times. Spectacular sample of the distinctive art of Frida Kahlo Rivera, who has recently entered into a joint divorce agreement with her famous artist-husband, Diego Rivera, is this painting entitled, Me Twice. The artist stands at left. Painting shows the artist as [a] 19th Century lady, left, linked by blood vessels to the artist conceived as an Indian. October 24, 1939.

Frida pode ser considerada uma mulher a frente de seu tempo. E não é para menos. Apaixonada pela arte e motivada pela intensidade inerente á vida, Frida se transformou em um ícone do surrealismo e do universo feminino na década de 50. E fez com que sua força se perpetuasse no tempo. Mesmo com todas as intempéries que a vida lhe impôs (poliomielite na infância e o acidente de ônibus na adolescência que deixou sérias sequelas), Frida foi uma feminista, incorporou com autenticidade símbolos mexicanos e indígenas em sua arte e teve um relacionamento explosivo com Diego Rivera.

frida_juanfarill

Aos 18 anos passou por um acidente que lhe resultou no rompimento da sua coluna em três lugares, além de vários ossos fraturados e hemorragia. Frida ficou meses entre a vida e a morte no hospital, passando por diversas cirurgias para reconstruir seu corpo. Além disso, passou muito tempo de cama em casa, engessada, com mobilidade inexistente/limitada. Embora seu pai fosse pintor, foi só nesse momento em que Frida começou a pintar.

Resultado de imagem para frida kahlo

Na madrugada do dia 13 de julho de 1954, Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderon foi encontrada morta dentro de casa. Ela tinha 47 anos. As últimas palavras foram encontradas em seu diário: “Espero alegre a minha partida – e espero não retornar nunca mais”. O caderno com diversas anotações secretas da artista virou livro.

Resultado de imagem para frida kahlo

Instagram-ATL-Girls