agua gelada
De uns tempos pra cá tem surgido cada vez mais estratégias que prometem emagrecer. A mais recente delas é beber água gelada. Já ouviu falar? Isso surgiu porque, teoricamente, quando bebemos água em uma temperatura mais baixa que o nosso corpo, temos que queimar calorias para fazer com que o corpo normalize a temperatura da água. Interessante, né? Mas será que essa história faz mesmo sentido? Vamos descobrir antes de você sair empinando litros de água gelada por aí!

giphy

Pra gente entender melhor essa história, vamos de matemática. Nossa temperatura corporal média é 37ºC e um copo de água gelado em média 4ºC. Numa conta rápida, para que a água chegue na temperatura do nosso corpo, temos que elevar a temperatura dela 33ºC (37 – 4), certo?! Para elevar a temperatura de 1ml de água em 1ºC, nós gastamos 0,001kcal. Em um copo de 200ml, por exemplo, nós gastaríamos 0,001x200mlx33º = 6,6kcal.
giphy (1)

Agora a conta é mais simples, se você beber 2 litros de água gelada por dia, você gasta em média 66kcal. “Mas nutri, e pra perder gordura, quanto precisamos gastar?” Bom, esse cálculo é um pouco mais pessoal, vai depender do metabolismo e da composição corporal de cada um mas pra te dar uma ajudada a finalizar esse raciocínio vamos usar uma média bem genérica, ok? Para perder 1kg de gordura a gente tem que gastar em média 7000kcal. Ou seja, para perder 1kg de gordura, você teria que beber 1000 copos de 200ml de água gelada por dia – o que não é saudável.

giphy (2)

É óbvio que beber água geladinha é uma delícia e ajuda muito seu organismo mas se você tá buscando emagrecer, que tal fazer isso com muito amor e consciência? Procure um profissional legal e que te entenda e se permita mudar os hábitos. Acreditar nesses milagres que escutamos por aí é enganar a si mesmo e aí já sabemos como a história termina: frustração. Coma mais comidinha de verdade, se exercite, busque ajuda. Milagres eu ainda não faço mas podem sempre contar comigo para dar um passo em direção a mudança.

Com amor,

Paula Pinto.

Instagram-ATL-Girls