cuidados cabelos fe

No meio desse verão, comecei a notar que eu estava cheia de fios de cabelo pelas minhas roupas. Ainda mais durante o verão, as possibilidades eram enormes: química, muito sol, piscina, mar, estresse, secador, chapinha, alimentação, falta de rotina. A lista de agressões que o cabelo sofre são infinitas. Mas enfim, meu cabelo estava me avisando que algo não estava certo e eu devia cuidar mais dele.

Da dúvida de por onde começar os cuidados (e também quais eram os melhores),  gerei uma enquete no meu Instagram e recebi uma enxurrada de dicas das seguidoras. Testei as mais recomendadas e venho aqui compartilhar com o mundo! Afinal, dica boa é a que a gente divide com as amigas!

#1 Biotina

Essa foi a número 01 nas dicas. Ela é um nutricosmético, suplementos alimentares que suprem as necessidades diárias de vitaminas ou minerais do organismo. A biotina, por exemplo, estimula o crescimento dos fios, prevenindo a queda. Ela vem em forma de cápsulas, então é legal falar com a tua dermatologista ou nutricionista pra saber qual a quantidade diária perfeita pra você.

Forma: cápsulas

Vende em: farmácias, lojas de suplementos ou farmácias de manipulação.

#2 Pantogar

Assim como a biotina, o Pantogar é um suplemento alimentar, um mix entre queratina, cistina e outras vitaminas que fazem bem pro cabelo e unhas, deixando eles mais resistentes e fortes. É um composto bem completo e se torna um ULTRA MEGA BLASTER aliado pra solucionar a queda e melhorar a qualidade. Isso por que queratina evita a queda e dá vitalidade aos fios e unhas, já a cistina é uma proteína presente no nosso organismo que promove o crescimento e dá brilho ao cabelo.

Forma: cápsulas

Vende em: farmácias.

#3 Óleo de coco

É o queridinho do momento pra tudo. Substituir o azeite na comida, colocar no café e agora, no cabelo também. O óleo de coco é rico em ácidos graxos e vitamina E, disfarça bem as pontas duplas e tem alto poder de penetração na cutícula.  Ele, em todo caso, é um umectante, já que ajuda a reter água do fio. Mas calma, ele não devolve o líquido perdido pelo fio. Ele pode ser usado em todos os tipos de cabelo, desde que passe longe do couro cabeludo, prefira ele do comprimento até as pontas.

Forma: óleo.

Vende em: supermercados, farmácias e loja de produtos naturais.

#4 Óleo de rícino

Esse foi surpreendente, nunca tinha ouvido falar e ao comprar me choquei pois ele também é laxante (sim, isso mesmo). Ele é derivado da mamona, possui ômega-6, ômega-9, vitamina E e sais minerais, e ajuda a estimular o crescimento dos fios de forma saudável. Isso por que o ácido graxo estimula o couro cabeludo, local onde o cabelo nasce, fortalecendo os fios. Esse óleo é também usado para amenizar a caspa e controlar a queda de cabelo. Ele deve ser colocado bem pouquinho direto no couro cabeludo e massageado, seco mesmo, não no banho. Dorme com ele e lava no outro dia.

Forma: óleo.

Vende em: farmácias.

#5 Óleo de argan

O óleo de argan se passa direto no cabelo e dá brilho na hora, mas é mais recomendado para fios ressecados e sem vida, já que pode pesar no cabelo fino e oleoso. É um baita hidratante pra cachos, além de ter ação antioxidante natural e poder de combater os radicais livre. Aplique uma gota nas pontas para finalizar e amenizar o frizz, e no comprimento do cabelo antes do secador (ou da chapinha). Ele é um óleo natural, extraído de uma árvore no Marrocos.

Forma: óleo ou cápsulas.

Vende em: farmácias, farmácias de manipulação ou lojas de cabeleireiros.

Lembre-se que nenhum desses faz milagre! As dicas precisam ser associadas a hábitos saudáveis de vida, ou seja, valem se a sua alimentação for equilibrada e o mais importante, devem ser consumidas sob orientação de um dermatologista ou nutricionista.

Tem um segredo pra cuidar dos cabelos? Manda pra mim! Vou amar testar!

Beijo beijo, Fê Ortiz.

Instagram ATL Girls