O dicionário americano Merriam-Webster elegeu “feminismo” como a palavra do ano em 2017. O que nós todas sabemos é que o feminismo é um dos maiores movimentos dos últimos tempos. Nunca se discutiu tanto o empoderamento feminino como na atualidade.  Na luta por direitos, mais de 2 milhões de pessoas foram às ruas nos Estados Unidos na Marcha das Mulheres, em 21 de janeiro de 2017. Um ano depois, a luta continua, mas algumas conquistas foram realizadas.

#1 PUNIÇÃO PARA ESTUPRO NOS PAÍSES ÁRABES

Resultado de imagem

Por mais absurdo que seja, alguns países árabes permitem que estupradores deixem de ser presos caso eles se casem com suas vítimas. Em 2017, Líbano, Tunísia e Jordânia revogaram leis para que os criminosos sejam, finalmente, condenados.

#2 TIME’S UP 

Resultado de imagem

Depois de várias denúncias em Hollywood, mulheres da indústria do entretenimento se reuniram para formar o Time’s Up, um projeto para dar suporte às vítimas de assédio e abuso sexual no trabalho. A medida foi anunciada no primeiro dia de 2018.

#3  LEGALIZAÇÃO DO ABORTO NO CHILE

Resultado de imagem para mulher chilena protesto

O Chile deixou de fazer parte do pequeno grupo de países que ainda proíbe completamente o aborto. Em um resultado de seis votos a favor e quatro contra, o Tribunal Constitucional do Chile aprovou a lei que descriminaliza o aborto em estupro, risco de vida da mãe e deformação do feto.

#4  ISLÂNDIA: O PONTAPÉ NA IGUALDADE SALARIAL

Resultado de imagem

A Islândia, que é um dos países com a maior igualdade de gênero, foi também o primeiro a tornar ilegal pagar salário menor às mulheres. A lei entrou em vigor em 1º de janeiro de 2018 e recebeu apoio de todos os partidos políticos por lá. Uma salva de palmas!

#5  MISSES EMPODERADAS

Resultado de imagem

O concurso para eleger a Miss Peru 2018 foi muito além do que estamos acostumadas. Na hora da apresentação, elas fizeram um discurso emocionante e empoderado com dados de abuso sexual. “Meu nome é Camila Canicoba e represento o departamento de Lima. Minhas medidas são: 2.202 casos de feminicídio registrados nos últimos nove anos no meu país” DEMAIS NÉ? <3 

#6  PROTESTO NO GLOBO DE OURO

Imagem relacionada

A cerimônia do 75º Globo de Ouro vai ser sempre lembrada pelos protestos contra o machismo. As atrizes vestiram preto e os atores usaram broches na campanha pela igualdade de gênero em Hollywood. E quem encerrou com chave de ouro foi Oprah Winfrey, a primeira mulher negra a ganhar o Prêmio Cecil B. DeMille.

Resultado de imagem para Globo de ouro mulheres

Que ano, minhas amigas!!!

Que 2018 seja tão empoderado e repleto de mudanças como essas. Estamos longe do nosso ideal, mas podem ter certeza de que nunca na história estivemos tão perto. E aí, que mudança você quer ver nesse ano?

Instagram ATL Girls