Em tempos de tanto debate em torno dos direitos das mulheres, vale a pena usar das nossas maravilhosas férias para ampliar nosso conhecimento sobre o assunto e, acima de tudo, nossos argumentos. Por isso separamos algumas leituras que vão te ajudar a criar ideias mais sólidas sobre o que é feminismo e a realmente compreender a importância desse movimento na história. Afinal, buscar conhecimento também é empoderar-se.

#1 O Segundo Sexo (Simone de Beauvoir)Resultado de imagem para O Segundo Sexo (Simone de Beauvoir)

Vamos começar com um clássico. Simone De Beauvoir foi pioneira em estudos de gênero com este livro lançado em 1947. É nele que esta a poderosa frase que assusta até hoje os mais conservadores: “Ninguém nasce mulher, torna-se mulher”.

#2 Um Teto Todo Seu (Virginia Woolf)

Resultado de imagem para Um Teto Todo Seu (Virginia Woolf)

O livro fala principalmente da importância de um discurso feminino na literatura. Um dos exemplos mais conhecidos do livro é sobre a ideia de que se Shakespeare tivesse uma irmã tão talentosa quanto ele, porém ela não seria conhecida como o irmão e talvez não conseguiria escrever uma linha, porque a ela não foi fornecida a mesma educação, condição social e respeito.

#3 Sejamos Todos Feministas (Chimamanda Ngozi Adichie)

Resultado de imagem

#4 Minha História das Mulheres (Michelle Perrot)

Resultado de imagem

Com uma linguagem simples, o livro narra em cinco capítulos o processo da crescente visibilidade das mulheres em seus combates e suas conquistas nos espaços público e privado. Mães e feiticeiras, trabalhadoras e artistas, prostitutas e professoras, feministas e donas-de-casa e muitas outras personagens femininas fazem parte desse relato sensível e atual de uma das pesquisadoras mais conceituadas da história das mulheres.

#5 O Mito da Beleza (Naomi Wolf)

Resultado de imagem

A autora enfrenta o que ela acredita ser a única trincheira ainda por derrubar para que a mulher possa obter sua igualdade em todos os campos. Para mostrar como a indústria da beleza e o culto à bela fêmea manipulam imagens que minam a resistência psicológica e material femininas, reduzindo as conquistas de 20 anos de lutas a meras ilusões, Naomi escreveu um livro com dados estatísticos.

#6 Dicionário crítico do feminismo (organização de Helena Hirata)

Resultado de imagem para Dicionário crítico do feminismo (organização de Helena Hirata)

Com o objetivo de estimular a reflexão crítica sobre a construção social da hierarquia entre os sexos e, dessa forma, desenvolver um pensamento crítico feminista que favoreça a emancipação das mulheres e a igualdade na diferença.

Resultado de imagem para mulher lendo

 

Instagram ATL Girls