mulher atras de claquete 0817 400x933

No último mês dei dicas literárias com temática negra e agora chegou a hora das obras cinematográficas!

black girl magic popcorn GIF by Chloe x Halle

Preparem a pipoca e o lencinho! Separei 10 títulos que não são necessariamente com protagonismo negro, mas que desperta de alguma forma a história da raça, com temáticas de luta, racismo, preconceito e superação.

#1 – Histórias Cruzadas

Resultado de imagem para historias cruzadas

Um dos meus filmes favoritos! Uma jovem da sociedade resolve entrevistar as mulheres negras que trabalham em casas para um livro. Histórias se revelam e mostram o tratamento que elas tinham na época (anos 60). Vale a pena também ver a atuação das atrizes: Octavia Spencer, Emma Stone e Viola Davis.

Octavia levou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante.

#2 – Estrelas Além do Tempo

Resultado de imagem para estrelas alem do tempo

Mais um da lista dos meus queridinhos! História baseada em fatos reais de três matemáticas negras mega inteligentes que ainda enfrentam um ambiente segregado dentro da NASA na década de 60. Em meio a Guerra Fria, são peça importante para uma importante vitória espacial americana.

#3 – Preciosa

Resultado de imagem para preciosa

Daqueles filmes que dói assistir. Retrata a realidade de uma jovem grávida e abusada por ser pai, onde a mãe a maltrata. Ela é convidada a se retirar da escola e encontra amizade e amparo em um grupo de alfabetização de adultos.

O filme tem duas estatuetas do Oscar, de Melhor Atriz Coadjuvante (Mo’Nique) e Melhor Roteiro.

#4 – A Vida Secreta das Abelhas

Resultado de imagem para a vida secreta das abelhas

Uma família de 3 mulheres negras apicultoras que abrigam uma menina e sua babá. Trata de questões de racismo e machismo, mas mais ainda de empatia. Vale a pena para ver a atuação das atrizes e cantoras: Queen Latifah, Jennifer Hudson e Alicia Keys, além da maravilhosa Dakota Fanning.

#5 – 12 Anos de Escravidão

Resultado de imagem para 12 anos de escravidao

Um negro livre que por engano vira escravo em uma fazenda. Cenas de sofrimento e exploração em todo filme, acredite. Mas vale a pena sentir quase na pele tudo o que os escravos passaram (e ainda passam?)

O filme vencedor do Oscar de Melhor Filme, Melhor Atriz Coadjuvante (Lupita Nyong’o) e Melhor Roteiro.

#6 – A Boa Mentira

Resultado de imagem para boa mentira

Irmãos órfãos do Sudão vivem em um abrigo de refugiados no Quênia e conseguem autorização para viajar aos EUA. Eles ficam perdidos, ficam separados da irmã e têm ajuda de uma assistente social. Bom para percebermos o que passam os refugiados em outros países.

#7 – Mandela – O Caminho para Liberdade

Resultado de imagem para filme mandela

Uma biografia de Nelson Mandela desde sua iniciação como líder até a saída da prisão depois de 27 anos. Sempre bom descobrir mais da vida do homem que foi fundamental para o fim do Aparthaid na África do Sul.

#8 – Hotel Ruanda

Resultado de imagem para hotel ruanda

História real de um homem que resolveu abrigar mais de mil pessoas em seu hotel no meio de um conflito de povos em Ruanda. É um filme que assisti na escola, é forte e didático, recomendo muito!

#9 – Moonlight

Resultado de imagem para moonlight

Fala de autoconhecimento, de esteriótipo do homem negro, da vida de criminalidade e drogas, sexualidade e amor.

Vencedor de três prêmios no Oscar: Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante (Mahershala Ali) e Melhor Roteiro.

#10 – A Princesa e o Sapo

Resultado de imagem para princesa e o sapo

A primeira princesa da Disney negra demorou bastante pra chegar, mas em 2009 “ganhamos” Tiana <3

 

Com certeza faltam muitos e muitos títulos (felizmente), separei os que me chamaram a atenção na hora de escrever esse post. Tem muito filme pra assistir, inclusive vou incluir mais três que estão na minha lista para assistir urgente: Selma, Corra (tomando coragem para) e A Cor Púrpura.

@negraecrespa

Instagram ATL Girls