collage

Em 2017 foi mais um ano em que a mulher negra, mesmo com todos e inúmeros desafios e barreiras, conseguiu se manter na mídia por boas conquistas e recebendo um pouco da atenção que merecem (concordo que foi o mínimo do mínimo, mas por ora serviu para mostrar que estamos aqui!). Eu tenho fé que em breve eu não conseguirei contar mais nos dedos as mulheres negras que estão se destacando.

Resultado de imagem para coroa rihanna gif

Separei as 15 mulheres que fizeram diferença no ano e que com certeza seguirão fazendo nos próximos:

#1 Taís Araújo

Resultado de imagem para prêmio claudia tais araújo

É indiscutível sua importância para a representatividade negra no Brasil. Em 2017, Taís brilhou mais uma vez, atuando em uma peça que recria as últimas horas de vida Martin Luther King, além de protagonizar a segunda temporada de Mister Brau – série global (e já está gravando a terceira), esteve presente na cerimônia que premia os 100 negros mais influentes do mundo, foi nomeada defensora dos direitos das mulheres negras na ONU Mulheres Brasil, participou do programa Saia Justa do GNT, fez uma palestra espetacular no TEDx São Paulo e ainda recebeu o Prêmio CLÁUDIA pelo seu ativismo contra o racismo e a favor do feminismo.

#2 Diva Guimarães

diva gui

A professora que emocionou o Brasil durante uma fala na FLIP com Lázaro Ramos. Diva reforçou um discurso que todos nós deveríamos defender com unhas e dentes: a educação. Falei sobre esse momento lindo por aqui.

#3 Elisa Lucinda

Sobre preconceito em menos de 2min. Preciso falar alguma coisa após esse vídeo?

#4 Adriana Barbosa

Resultado de imagem para adriana feira preta

A Adriana é criadora da Feira Preta, maior evento de cultura negra e afroempreendedorismo da América Latina, e esteve junto de Taís Araújo e Lázaro Ramos na lista dos 100 negros mais influentes do mundo. Puro orgulho!

#5 Carol Anchieta

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, óculos e close-up

Iniciou na parte cultural do Jornal do Almoço em 2017 e é muito bom me sentir representada em um programa tão popular para os gaúchos! Tive a sorte de conhecê-la mais e sempre aprendo demais em qualquer bate papo. Acho ótimo acompanhar as redes sociais da Carol, porque ela enaltece ambientes, eventos e causas que me identifico.

#6 Monalysa Alcântara

Resultado de imagem para monalysa alcântara universo

Negra, nordestina, cabelo cacheado e miss do estado do Piauí, eleita Miss Brasil abaixo de muitas críticas e preconceito. Representou o Brasil maravilhosamente bem no concurso mundial e ficou entre as 10 finalistas.

#7 Rihanna

Imagem relacionada

A Rihanna é uma baita empreendedora e esse ano se consagrou com o melhor lançamento de maquiagens dos últimos anos, a Fenty Beauty – com foco na naturalidade e pluralidade de cores. Além disso, recebeu um prêmio de Harvard pelo seu ativismo social.

#8 Viola Davis

Resultado de imagem para viola davis oscar

Viola iniciou o ano muito bem recebendo a estrela da calçada da fama e seguida vencendo o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante pelo seu papel no filme “Um Limite Entre Nós”, sendo a primeira negra a ser indicada três vezes ao prêmio e também a primeira a vencer um Tony, um Emmy e um Oscar.

#9 Beyoncé

Imagem relacionada

Todo ano é ano de Beyoncé! Queen Bey iniciou o ano com barrigão, sua foto de anúncio de gravidez é a mais curtida no Instagram de todos os tempos. E mesmo grávida, de gêmeos, ela se tornou a cantora mais bem paga de 2017! Rainha, né, mores?

#10 Oprah Winfrey

Resultado de imagem para oprah 2017

Temos Oprah liderando a lista da Forbes das celebridades mais ricas dos Estados Unidos no ano! Acha pouco ou quer mais?  Ela já está escalada para ser a grande homenageada do Globo de Ouro de 2018 e com participação de uma obra da Disney “Uma dobra no tempo” com lançamento no próximo ano também.

#11 Djamila Ribeiro

Resultado de imagem para djamila ribeiro 2017

Djamila Ribeiro é filósofa e uma espécie de “guru” das famosas e escreveu uma das principais obras do ano: “O que é lugar de fala”. Djamila é necessária para o debate político no Brasil.

#12 Kenia Maria

Resultado de imagem para kenia maria

A atriz foi nomeada como defensora dos direitos das mulheres negras pela ONU Mulheres Brasil.

#13 Karol Conka

Resultado de imagem para karol conka 2017

Karol cada vez mais fala o que pensa e representa uma gama de gente! Além de lançar uma música falando de sexo oral feminino, ela recentemente defendeu uma mulher de assédio sexual em um hotel. Ela também segue apresentando o Super Bonita, programa da GNT. Viva, Karol!

#14 Iza

Resultado de imagem para iza 2017

Uma das maiores revelações do ano na música brasileira é pop, é negra! A rainha do hit “Pesadão” estará no Planeta Atlântida!

#15 Ellen (personagem Malhação)

Resultado de imagem para ellen malhaçao

Eu digo e repito que essa temporada de Malhação é a mais incrível de todos os tempos! A personagem Ellen, vivida pela atriz Heslaine Vieira, é real, é uma menina que luta pelo seu lugar, pela sua história, por visibilidade e o mais interessante: apesar de ser de uma família pobre, é super envolvida com tecnologia. Muito inspiradora!

#16 Egnalda Côrtes

Resultado de imagem para egnalda cortes

É responsável pelos maiores youtubers negros do Brasil, primeira assessora desse segmento na América Latina.

#17 Octavia Spencer

Imagem relacionada

A maravilhosa viveu Deus nos cinemas esse ano no filme “A cabana”, sucesso de bilheteria e ainda participou do filme “Estrelas além do tempo” (pra mim, o melhor filme do ano).

Gostaram? Que 2018 seja recheado de mais mulheres poderosas como essa!

@negraecrespa

Instagram ATL Girls