brinde natal

Final de ano é sempre aquela correria, eu sei como é. Quando a gente se dá conta que o mês 12 brilhou no calendário, dá aquele desespero! O sensor ansiedade apita e ficamos pensando o tempo todo em tudo que temos para fazer antes do ano acabar, tudo que devíamos ter feito e não fizemos e quais novos planos temos pro novo ano que já nos dá um oizinho de longe. As festas de final de ano marcam presença na sua agenda e é mais difícil se manter focado em uma alimentação saudável com tanta coisa rolando.Você não quer chegar em janeiro arrependida de não ter se cuidado, né? A boa notícia que eu trago hoje é que inserindo alguns alimentos na sua rotina – assim como evitar outros – pode fazer com que a sua ansiedade não tome conta de você e faça com que você se pegue lamentando por dezembro ter te atropelado. Vem com a nutrinha que é sucesso!

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Existem alimentos que contribuem para formação de serotonina, uma substância química relacionada ao humor, nos ajudando e mantendo longe do estresse e da ansiedade. O que colocar no prato? Os nossos queridinhos carboidratos complexos: aqueles carboidratos integrais como arroz integral, as farinhas integrais e o farelo de aveia. Além disso, alimentos ricos em vitaminas do complexo B também ajudam na formação de serotonina. Invista no leite e seus derivados, peixes como o atum e o salmão, espinafre, amendoim, avelã e bife de fígado. Alimentos ricos em triptofano como a banana, o abacate e a ervilha também vão bem. Isso porque o triptofano é precursor de serotonina. E nada de parar de ser exercitar em dezembro, viu?! Assim como dormir bem, esses são hábitos importantes para uma vida saudável e equilibrada!

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Em contrapartida, existem alimentos chamados estimulantes, que provocam o efeito contrário no nosso organismo: induzem o sistema nervoso a uma maior liberação de adrenalina, hormônio que é liberado em momentos de estresse.  Cuidado com café e chás em excesso, em geral eles estão diretamente relacionado à ansiedade já que a cafeína age no nosso sistema nervoso central. Fuja dos alimentos industrializados: os corantes, conservantes e adoçantes presentes nesses alimentos ocasionam inflamações ao organismo e acabam resultando no aumento do cortisol, hormônio ligado ao estresse e à ansiedade. Além disso, evite os carboidratos simples como farinha branca, arroz branco e os açúcares. Diferente dos carboidratos integrais, eles não possuem triptofano. Ainda alteram o equilíbrio dos neurotransmissores e levam a uma menor saciedade, o que faz com que você coma mais do que precisa. O mesmo vale para a bebida alcoólica, é melhor deixar pra se esbaldar no dia da festa, certo?

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Segura a onda e saia de 2017 em grande estilo. Ter um corpo e uma mente saudável para encerrar o ano e curtir as festas comemorativas não tem preço. Lembre sempre de ter um profissional para te orientar e garantir o aporte necessário de nutrientes que o seu corpo precisa. Nos vemos na próxima!

Um super beijo,

Paula Pinto.

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