hiv

No Dia Mundial da Luta contra a AIDS, 1° de dezembro, temos a oportunidade de refletir sobre essa doença novamente. Apesar de não ter muita divulgação e de você possivelmente não ter escutado muito sobre ela ultimamente, a AIDS continua sendo uma epidemia. No Brasil, dados do Ministério da Saúde afirmam que em média 41 mil novos casos da doença surgem por ano.

AIDS é diferente de HIV

HIV é o nome do vírus, AIDS é o da doença que pode ocorrer devido à queda de imunidade que esse vírus provoca. O CD4, exame que quantifica a imunidade de uma pessoa saudável, fica entre 500 e 1 500. O de alguém com Aids é menor de 200. Ao atingir esse nível, quem está contaminado fica mais suscetível a contrair infecções.

Resultado de imagem para aids

Camisinha ainda é a melhor prevenção 

A doença não tem cura. Hoje já existem remédios para prevenir o contágio, porém o mais importante aliado (e indispensável) na hora da prevenção continua sendo a camisinha. Uma pesquisa de 2012 do Gentis Panel, empresa de pesquisa de mercado, com mais de 2 mil pessoas, descobriu que cerca de 52% dos brasileiros não usam preservativo na hora do sexo — e caso conheçam alguém que já tenha sido diagnosticado com HIV as chances de optar pela proteção na transa cresce apenas 5%. A permanência do preservativo é MUITO importante. Você pode até ser monogâmica, mas não sabe do outro. É a sua vida que está em risco.

Imagem relacionada

 HIV positivo

Para saber se é ou não soropositivo, são feitos três exames de sangue. Se o primeiro der positivo, um outro é analisado por dois métodos diferentes. Em caso de positivo, deve-se procurar um serviço especializado. Desde 2015 os cuidados devem ser iniciados na hora da descoberta. Antes, o CD4 da pessoa precisava estar abaixo de 500 para que o tratamento fosse iniciado. Outro avanço: quem é soropositivo não toma mais um coquetel de remédios, há tratamentos com só um comprimido por dia, para o resto da vida. Toda a medicação está disponível no SUS gratuitamente.

Imagem relacionada

Repetindo, Aids não tem cura. Apesar de não matar mais precocemente, é preciso entender que é uma doença definitiva. Quem a contrai consegue viver uma vida comum, mas não uma vida normal. Então, não deixe de se prevenir, use camisinha. Por que é a sua qualidade de vida que está em jogo!

Instagram ATL Girls