10 passos pele

Por Jordana Laitano

“Publicitária, produtora de conteúdo, entusiasta das conversas de bar. Palavrão e poesia”.

Pensa num povo que, com sol ou não, tá usando guarda-chuva pra se proteger dos raios solares, passa protetor até pra ficar em casa e bebe todos os chás possíveis para retardar o envelhecimento. A galera da Coreia leva os cuidados com a pele super a sério e eu, curiosa que sou, resolvi encarar a maratona.

giphy (8)

Antes de qualquer coisa e de ir clicando em sites de compras alucinadamente: dê um alô pro seu/sua dermatologista! É a velha história, o que funciona pra umas pode não ser o ideal pras outras e ninguém aqui quer uma pele CAGADA logo na chegada do verão – já que nem peeling podemos fazer nessa época!

source (1)

Bom, preciso contar que passei por um momento bem delicado com a minha pele do rosto nos últimos meses. Stress, trabalho, ansiedade e outras tretas me fizeram comer muito mais do que deveria (leia-se carboidratos e açúcar) e o resultado ficou na cara – literalmente. Durante mais de um mês, cada vez que eu acordava surgia uma espinha ou mancha nova escamando. Um horror. Fui na dermato e voltei pra casa com uma pomadinha milagrosa e um hidratante com fator solar. Feito o tratamento e melhorando bastante o aspecto da pele, resolvi encarar a rotina de cuidados faciais que dá o título a este post.

source (2)

Sim, são 10 passos diurnos e noturnos (que podem variar dependendo do tipo de pele) e demoram em média, 20 minutos para serem finalizados, exceto no dia de aplicação de máscara, aí o tempo dobra. Uma coisa bacana de se fazer é dar uma espiada nos produtinhos que você já tem no banheiro e que fazem parte dessa maratona – pode ter certeza que a carteira vai agradecer!

A ordem que eu tô seguindo é a seguinte:
10 passos rotina coreana

E o que eu posso dizer depois de uma semana acordando sempre um pouco mais cedo e indo dormir mais tarde: a pele ganhou um viço diferente, uma textura mais lisinha e homogênea, as espinhas não apareceram e eu senti que a zona T não ficou brilhando, mesmo com o calor. Como eu já tenho 31 anos e algumas manchinhas de melasma, a única coisa dessa rotina que eu já fazia religiosamente era passar demaquilante e protetor solar.

Quanto aos produtos, os que eu estou usando no momento são esses – vale sempre dar uma pesquisada para encontrar similares e com preços acessíveis:

  1. óleo demaquilante da caudalie 
  2. espuma de limpeza calmante da caudalie
  3. sabonete esfoliante da neutrogena
  4. tônico da granado
  5. sérum da skinceuticals
  6. boost energizante da clarins
  7. máscaras faciais variadas
  8. concentrado anti-idade da dermage
  9. gel hidratante para peles oleosas da clinique
  10. protetor solar fator 60

Separei também algumas observações que valem a atenção, olha só:

Sobre a limpeza com o óleo: os demaquilantes bifásicos cumprem bem a função nessa parte do processo!

Sobre a limpeza com água: pode chamar na aguinha micelar que se encontra facilmente em mercado ou farmácia!

Sobre a esfoliação: jamais deve ser feita todos os dias – no máximo 2x – para não ressecar a pele! Aproveite os dias em que vai sair muito maquiada pra retirar completamente os resíduos com uma boa massagem e um ótimo esfoliante (que também se encontra bem fácil na farmácia).

Sobre o tônico: PELO AMOR DE DEUS, NÃO COMPRE TÔNICO COM ÁLCOOL!

Sobre a essência: como é mais difícil de encontrar por aqui, eu optei por um sérum hidratante com vitamina B5.

Sobre as máscaras: a aplicação dessas maravilhas demora um pouco mais de tempo, então eu aconselho também realizar pelo menos umas 2x por semana.

No geral: aplique os produtos sempre em movimentos circulares e de baixo pra cima pra dar aquele UP no rostinho. Não esqueça de usar protetor solar com alta proteção mesmo quando for ficar em casa! Eu, por exemplo, uso para trabalhar na frente do PC. Essa luz artificial caga real a nossa pele e são horas e horas trabalhando na frente do notebook, né?

E aí, vai entrar nessa comigo? Depois me conta os resultados! :]

Instagram ATL Girls