Mae_Jemison_original_16768

Mae Jemison sonhava em ser astronauta desde pequenininha. Entretanto, entrar para o programa de astronautas da NASA não é nada fácil, ainda mais sendo uma mulher negra. Algumas mulheres já realizavam trabalhos na NASA quando Mae chegou e a luta para que isso fosse possível, como recorda o filme Estrelas Além do Tempo, não foi fácil. Por isso, pessoas como Mae merecem toda a nossa admiração.

Resultado de imagem para Mae Jemison

Em 1992, a bordo da missão STS-47 do ônibus espacial Endeavour, ela se tornou a primeira astronauta negra da NASA – e da história. Porém, antes de entrar na NASA, em 1977, se formou em Engenharia Química em Stanford como destaque entre os alunos que tinham bolsa de estudos. Paralelamente, tirou um bacharelado em Estudos da Arte Africana e Afro-Americana. Além disso, em 1981 finalizou o doutorado em Medicina.

Resultado de imagem para Mae Jemison

Em 1987, se inscreveu no programa de formação de astronautas da NASA e foi uma das 15 pessoas selecionadas entre mais de 2 mil candidatos. A função da astronauta foi investigar células ósseas durante o voo. A Endeavour decolou e aterrissou no Kennedy Space Center.

Resultado de imagem para Mae Jemison

Em entrevista, Jemison falou sobre inclusão e diversidade na exploração espacial:

“Com frequência somos deixadas de fora do avanço da humanidade. Quando voei ao espaço, fiquei surpresa ao saber que só caucasianas dos EUA e da Rússia haviam estado lá antes de mim. Sempre imaginei que todo tipo de pessoa teria ido. Ser a primeira foi um grito de que temos muito a oferecer, uma honra e responsabilidade. Eu me comprometi a incluir toda a perspectiva e o talento humanos na construção do mundo”, conta Mae Jemison.

taraji p henson applause GIF

Uma história inspiradora pra gente perceber que mais conhecimento sobre histórias de mulheres como Mae, ajudam a tornar o caminho de outras mulheres mais incrível. Quem sabe, agora mesmo, uma menina esteja lendo este post pensando em ser uma astronauta da NASA. Agora ela sabe que pode, pois Mae conseguiu. Agora todas nós sabemos que podemos qualquer coisa! <3 

Instagram ATL Girls