somália atentado

Foto: Feisal Omar

Parece inacreditável que na última semana aconteceu o segundo maior ataque terrorista do século e muitos não tem nem ideia disso.

No sábado (14), dois ataques com carros-bomba – com autoria provável do grupo terrorista Al-Shabaab, braço da rede Al-Qaeda – no centro da cidade de Mogadíscio, capital da Somália, matou mais de 300 pessoas e deixou mais de 400 feridos. Você sabia?

O termo “silêncio ensurdecedor da mídia em relação ao atentado” usado pela Revista Forum é o que provavelmente fez com que você não soubesse, ou que tivesse ouvido falar, mas sem entender a situação direito, porque realmente, senão for atrás para compreender o ocorrido, as grandes mídias não irão informar.

Mas por que isso acontece? A Somália é um país muçulmano, dependente de doações estrangeiras para combater a fome e tem população negra e pobre – um combo de rejeição da sociedade. É uma nação que sofre constantemente com guerras civis desde 1990 e instabilidade política, além de ser um dos países mais corruptos do mundo. Ataques terroristas acontecem frequentemente, mas não dessa proporção.

Com tudo isso acontecendo não tivemos plantões, capas de jornal, cobertura da rádio, hashtags de apoio nas redes sociais…

Maíra Azevedo, jornalista, ativista negra e youtuber fez um post bem pontual sobre o assunto e que eu compartilho dele:

A nossa comoção não é seletiva! Sabemos quais mortes nos doem e nos emocionam! O atentado na Somália já resultou em, pelo menos, 300 mortes. É o maior atentado desde a explosão das Torres gêmeas, nos Estados Unidos, em 2001. Mas, poucas pessoas sabem o que está acontecendo lá! A Somália é um país africano, considerado um dos mais pobres do mundo! A sua economia é predominantemente agrícola. Sendo assim, a mídia tradicional tem pouco, ou nenhum, interesse em noticiar as mortes que lá acontecem! São corpos pretos e pobres que tombam! E aí vos digo, a Somália também é aqui! Todos os dias, no Brasil, aproximadamente 500 jovens negros são assinados. De Norte a Sul do país somos o alvo preferencial de qualquer arma letal! Não existe indignação seletiva, porque somos uma sociedade mundialmente racista e morte de preto não choca, causa até fetiche! Somos nós por nós! #vidasnegras #vidasnegrasimportam #pryforsomalia #somostodossomalia #somaliapreta #somaliaeaqui #somalia

A post shared by Maíra Azevedo (@tiamaoficial) on

A invisibilidade negra é real, a invisibilidade negra africana está aí, perceptível, para a gente sentir vergonha e refletir.

Convite pra você: vamos olhar mais para o próximo?

@negraecrespa

Instagram ATL Girls