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Quando o assunto é perder peso e eliminar aqueles quilinhos a mais as duas maiores preocupações são: dieta e atividade física – e olhe lá! O que pouca gente costuma levar em consideração, é que precisamos planejar também aquelas horinhas do dia em que vamos estar dormindo. Parece que dormir é sempre naquele tempo que sobrar, né? Mas essa não é uma prática saudável e pode prejudicar o desenvolvimento do seu corpo e da sua saúde no geral. Você deve cuidar da sua rotina de sono assim como cuida da sua alimentação e da sua rotina de treinamentos. Dormir bem é qualidade de vida e isso deve entrar no seu planejamento.

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Divida suas tarefas diárias já contando suas horas de sono. Criar o hábito de ter horário marcado para ir pra cama é uma tarefa difícil na correria em que vivemos, mas cuidar de você deve ser sua prioridade. Tenha em mente que se você dormir mais cedo, no outro dia terá mais disposição para fazer mais coisas. Outro ponto importante é lembrar que estes 3 pilares caminham juntos: dormir bem, se exercitar e ter uma alimentação saudável. Se um desses fatores estiver desequilibrado, vai interferir nos outros – ou seja, comer mal também pode interferir na qualidade do seu sono. 

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Além de dormir suas 7h por noite, também é importante que o local em que você dorme seja totalmente escuro. Nada de dormir com a TV ligada ou com o celular ligando a tela durante a noite. Dormir no escuro garante a produção de melatonina – composto que reduz a pressão arterial, os níveis de glicose e a temperatura do corpo, respostas fisiológicas que são as principais responsáveis por um sono reparador. Dormir com algum tipo de luz também eleva os níveis de cortisol à noite, o que perturba o sono e apresenta uma série de problemas relacionados com os níveis de gordura corporal, resistência à insulina e inflamação sistêmica.

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Só existem vantagens para uma noite de sono tranquila e bem dormida. Cuide de você e da saúde sempre. Planeje seu dia pensando em cada detalhe que vá melhorar sua qualidade de vida. E sigam sempre contando comigo!

Um beijo e até a próxima!

@paulamarpinto

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