outubro-rosa auto exame

OUTUBRO CHEGOU! E com ele todas as campanhas de conscientização para a prevenção contra o câncer de mama. Quando se fala em sintomas do câncer de mama a primeira coisa que vem à mente é o nódulo que pode ser encontrado no autoexame ou na mamografia. Entretanto, esse não é o único sintoma que deve nos deixar em alerta.

Resultado de imagem para outubro rosa

#1 Alterações no formato ou no tamanho da mama

O tumor afeta o tecido mamário produzindo uma deformidade nos tecidos adjacentes a ele. Isso faz com que a mama afetada aumente (pelo inchaço) ou diminua (pela retração do tecido) de tamanho e fique com o formato alterado. Em alguns casos pode haver o afundamento de uma parte da mama logo acima do tumor, causado por uma fibrose local (uma espécie de degeneração das fibras das glândulas mamárias).

#2 Inchaço e nódulos nas axilas

Este é um sintoma de que o câncer de mama está um pouco mais avançado e já está “fugindo” pelos gânglios linfáticos.

#3 Vermelhidão, calor ou dor na pele da mama

Estes sintomas indicam um processo inflamatório causado nos gânglios linfáticos regionais. É normal os seios doerem um pouco no período menstrual, mas se a dor for persistente e acompanhada de vermelhidão e sensação de calor, é bom checar a situação o mais rápido possível.

#4 Liberação de secreção ou sangue pelo mamilo

Este não é dos sintomas mais graves. Trata-se de um sinal de que o tumor está localizado nos ductos mamários e que, via de regra, o câncer está em estágio inicial.

#5 Pele da mama semelhante a uma casca de laranja

É o principal sintoma do câncer de mama inflamatório, um subtipo do câncer de mama que obstrui os vasos da pele da mama. Normalmente é acompanhado de inchaço e vermelhidão.

#6 Coceira frequente na mama ou no mamilo

Normalmente é um sinal de que o câncer de mama não conseguiu um grau de penetração grave nos tecidos mamários e se exterioriza dessa maneira.

Resultado de imagem para outubro rosa

Então meninas, fiquem ligadas nos sintomas que podem estar aparecendo, mas nada de desespero: tenha bom senso antes de ficar desesperada ao notar qualquer um dos sintomas isoladamente. Não esqueça de procurar a ajuda de um profissional e fazer seus exames anualmente! <3

Instagram ATL Girls