teste_hiv_farmcia_brasil

O Rio Grande do Sul e Porto Alegre, nas últimas décadas, vêm liderando o ranking de maior incidência de HIV/Aids e mortalidade entre pessoas infectadas. De 2007 a junho de 2016, foram notificados no SINAN 136.945 casos de infecção pelo vírus HIV no Brasil, sendo 13.855 no RS. Quase 10% das notificações do Brasil, são registradas aqui.

De 1982, quando foi registrado o primeiro caso de AIDS no país, muita coisa mudou. Antigamente, receber o diagnóstico da doença era o mesmo que dizer, você não irá sobreviver! Hoje em dia, os soropositivos conseguem levar uma vida normal tomando a medicação apropriada.

O fato é que vem acontecendo uma preocupação pelos meios de comunicação para que a informação e prevenção volte a ser recorrente diminuindo assim o contágio da doença.

Em julho, chegou no Brasil, o primeiro teste de HIV de farmácia aprovado pela ANVISA com 99,9% de eficiência. A Organização Mundial da Saúde acredita que, por conta da privacidade oferecida, mais pessoas buscariam o teste, por outro lado, nada garante que as pessoas, após receberem o resultado, buscarão um tratamento adequado.

Eu comprei o teste da marca Action! (que por enquanto é o único disponível no mercado), no valor de R$73,00 mais o frete. Com apenas uma gota de sangue que foi despejada no dispositivo de teste e aplicado 3 gotas do líquido reagente, o resultado saiu, após no máximo 20 minutos.

Minhas impressões:

Desde que trabalhei em hospital, tenho o habito de fazer o teste de HIV/SÍFILIS/HEPATITE, disponibilizado de graça pelo SUS. Mesmo me cuidando e tomando as precauções (CAMISINHA POVO!).

Todas as vezes que fiz em posto de saúde, além de passar por uma triagem, recebi apoio psicológico até o último estágio que é a entrega do resultado.

Com o teste de farmácia, acho que o pior foi ter que furar o dedinho sozinha… hahahahha… mas também me preocupa a reação das pessoas em relação ao resultado.

Imagem relacionada

Em caso de dúvida, faça o teste! Não importa se fará em casa ou em um centro de testagem, mas faça! Você receberá apoio e será encaminhado aos próximos passos pelos profissionais. Não saber se é soropositivo pode causar complicações sérias para a doença!

Beijos crocantes!

Quer acompanhar um pouco mais dos meus trabalhos? Então me acompanhe nas redes sociais: instagram.com/taiciaribeiroinstagram.com/taiciadesigner/facebook.com/taicia.ribeiro, facebook.com/taiciaribeiroilustradora e behance.net/taicia

Instagram ATL Girls