bonecas negras

Se você tem mais de vinte anos a probabilidade de você ter tido uma boneca negra na infância é baixíssima. Eu mesma nunca tive.

yes gif

Essa falta de representatividade nas bonecas ainda existe. E foi por causa disso que a empresária Liliane de Oliveira criou a Maraia’s Bonecas de Pano em 2015.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

As bonecas têm como objetivo resgatar o encanto, o aconchego e companheirismo entre a criança e o objeto. Já que artigos infantis normalmente ocupam um lugar valioso na vida de uma criança, alguns deles se tornam indispensáveis em suas rotinas e na Psicologia são chamados de Objetos Transicionais (quem não lembra de Mônica e Sansão?). A ideia de presentear uma criança com uma boneca negra, por exemplo, também inclui a diversidade nesse ciclo.

É importante para uma criança negra se ver representada, aprendendo da melhor maneira a valorizar sua própria imagem, servindo de instrumento de fortalecimento de autoestima.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Pensando em todas essas questões nasceu a primeira Maraia, presente para a afilhada de Liliane. Hoje em dia já foram inúmeras bonecas criadas que ganharam novos companheiros. Com certeza se sabe que mais pessoas tiveram acesso à mensagem que o projeto quis transmitir.

@negraecrespa