Dia-agricultura-água-panta

O tema dessa coluna é sobre algo que eu nunca abordei aqui. Mas quando temos acesso a certas informações importantíssimas que não são amplamente divulgadas, temos o dever de compartilhar!

Participei de um evento na Hi Social Media essa semana voltado para a educação no crescimento pessoal e profissional. Uma das convidadas a conversar com os presentes foi a maravilhosa Carol Bücker, mestre em educação com experiência em co-criação de projetos, da empresa de Design Thinking  Idealiza. Em breve ela estará participando de um encontro com empresas e agricultores e em relação à isso, fez um alerta de algo muito sério:

Existe a previsão de que em 10 ou 20 anos toda nosso alimento que parte da agricultura será importado. Ou teremos que ter cada um uma horta em casa para autos sustento, o que seria incrível se não fosse a inviabilidade. Essa questão se deve ao modo de produção da agricultura atual e pela não procura de alimento nacional no mercado. A área agrícola brasileira está em uma crise muito maior do que poderíamos pensar, até porque o que divulgam é que o agronegócio foi o único que não afetado com a crise econômica em que vivemos, não é?

Nossa, que sensacionalismo barato. Será? Olha, verdade ou não temos que pensar em práticas que auxiliem o crescimento da agricultura brasileira, como: valorizar nossa produção local, ler rótulos e verificar de onde é o que consumimos e, principalmente, revisar o modelo agrícola atual. Toda essa questão não atinge só economia, atinge nossa saúde diretamente. Preço aumenta, menos pessoas consomem. Maior “viagem” do produto, menor a qualidade desse (genericamente).

Desde quando ouvi a Carol falando sobre o assunto, senti que precisaria escrever em algum local sobre e esse foi o apelo da própria Carol. Por uma dessas coincidências da vida, hoje é dia do agricultor.

Vamos valorizar essa profissão tão essencial para toda a sociedade e tão menosprezada no Brasil?

@negraecrespa

Gestora Ambiental e estudante de Biologia

Instagram ATL Girls