O tema dessa coluna é sobre algo que eu nunca abordei aqui. Mas quando temos acesso a certas informações importantíssimas que não são amplamente divulgadas, temos o dever de compartilhar!
Participei de um evento na Hi Social Media essa semana voltado para a educação no crescimento pessoal e profissional. Uma das convidadas a conversar com os presentes foi a maravilhosa Carol Bücker, mestre em educação com experiência em co-criação de projetos, da empresa de Design Thinking Idealiza. Em breve ela estará participando de um encontro com empresas e agricultores e em relação à isso, fez um alerta de algo muito sério:
Existe a previsão de que em 10 ou 20 anos toda nosso alimento que parte da agricultura será importado. Ou teremos que ter cada um uma horta em casa para autos sustento, o que seria incrível se não fosse a inviabilidade. Essa questão se deve ao modo de produção da agricultura atual e pela não procura de alimento nacional no mercado. A área agrícola brasileira está em uma crise muito maior do que poderíamos pensar, até porque o que divulgam é que o agronegócio foi o único que não afetado com a crise econômica em que vivemos, não é?
Nossa, que sensacionalismo barato. Será? Olha, verdade ou não temos que pensar em práticas que auxiliem o crescimento da agricultura brasileira, como: valorizar nossa produção local, ler rótulos e verificar de onde é o que consumimos e, principalmente, revisar o modelo agrícola atual. Toda essa questão não atinge só economia, atinge nossa saúde diretamente. Preço aumenta, menos pessoas consomem. Maior “viagem” do produto, menor a qualidade desse (genericamente).
Desde quando ouvi a Carol falando sobre o assunto, senti que precisaria escrever em algum local sobre e esse foi o apelo da própria Carol. Por uma dessas coincidências da vida, hoje é dia do agricultor.
Vamos valorizar essa profissão tão essencial para toda a sociedade e tão menosprezada no Brasil?
COMENTÁRIOS
Ao enviar seu comentário você automaticamente concede AUTORIZAÇÃO para utilizar, reproduzir e publicar sua imagem e comentário, incluindo o conteúdo das suas declarações e opiniões, através de qualquer meio ou formato, em veículos de comunicação integrantes do GRUPO RBS.