debora nascimento biquini

Eu vou começar o texto de hoje um pouquinho diferente. Há alguns meses nós do @eagoranutrinha começamos a escrever por aqui, pra quem acompanha nossos posts (seus lindos!) já deve ter entendido que nosso lance é alimentação saudável, né? Mas o que eu quero contar hoje é como a gente enxerga tudo isso, e o porquê desse papo surgiu no finalzinho da semana passada, quando vi o vídeo da atriz Débora Nascimento desabafando sobre uma nova dieta que ela está fazendo.

debora_nascimento

Pra quem tá por fora, a Débora fez vídeos chorando, com uma série de desabafos sobre o efeito que essa nova dieta estava tendo no corpo e na vida dela. Eu, particularmente, fiquei chocada quando me deparei com uma mulher visivelmente cansada, sem energia, extremamente abalada emocionalmente. Em alguns trechos me deu a sensação de estar assistindo o relato de uma pessoa muito, muito, muito doente, e isso acabou comigo. Não vou entrar na discussão de ser um processo relacionado ao trabalho nem sobre o fato de ela ter declarado que está em acompanhamento médico. Bom, já deu pra perceber que o papo de hoje é sério, né não?

O E agora, nutrinha? surgiu na tentativa de fugir de cenários como esse. Nosso principal pilar sempre foi: dieta pode ser divertida. Eu não conheço uma pessoa nesse mundinho que não goste de comer, então qual o sentido de tornar a comida algo tão pesado, sacrificante, desconfortável? A gente acredita que um processo de emagrecimento deve ser um processo feliz, de cuidado, de auto-amor. Eu não sei quais as motivações da Débora – e com certeza ela deve ter muitas – mas hoje eu quero conversar sobre o que motiva você! Seja porque você quer ter um corpo mais legal, ou porque andou exagerando nos últimos tempos e decidiu que seria bacana perder uns quilinhos, ou ainda porque quer apenas aderir um novo estilo de vida: deixe claro pra você mesmo, que essa mudança é porque você quer, porque você se ama e quer mudar pra que você se sinta melhor.

Eu sempre digo e não canso de repetir: ninguém cuida do que não gosta por muito tempo, então neeeem pensar em começar uma dieta porque você está odiando o que vê no espelho. Pense o contrário: eu amo tanto meu corpo, que gostaria que ele fosse melhor do que vejo atualmente.

Algumas pessoas se dão bem com dietas mais restritivas e só funcionam com radicalismos. Entretanto, na maioria das vezes, cortar grupos de alimentos ou reduzir drasticamente a quantidade de calorias de um dia para o outro, só vai acarretar em muito cansaço, mal-estar, oscilação de humor e o pior de tudo: desistência. Se você quer perder 2 ou 20 quilos, o importante é que você se sinta saudável, com energia, disposto e o principal: feliz!

É difícil mudar, o caminho às vezes é longo, as dificuldades fazem parte do processo de mudança mas quando sabemos os reais motivos de estarmos mudando tudo fica mais fácil. Não se cobre tanto, aceite seu corpo como ele é, reconheça suas dificuldades, elogie os passos que dá diariamente na direção certa. Escolha profissionais que entendam e respeitem as suas particularidades. Seja sincero com você mesmo. Se perdoe pelos deslizes, agradeça as novas oportunidades de acertar e nunca, nunquinha deixe de ser divertir!

Um beijo da Nutrinha,

Paula Pinto.

Instagram ATL Girls