drags

UUUUH, GIRL!

É assim que começamos o post mais lacrador do ano!

Você já deve ter percebido que o mundo todo anda mais colorido esse mês, certo? São reações de orgulho no Facebook, campanhas publicitárias, muito conteúdo produzido e a representatividade mandando beijos de luz bem na nossa cara! Isso acontece por estarmos celebrando o mês do orgulho LGBT, mês esse que visa mostrar a sociedade que lésbicas, gays, bissexuais e transexuais merecem respeito, dignidade e que não precisam se esconder! É sobre resistência, sobrevivência e orgulho por ser exatamente do jeitinho que é. Há orgulho sobre as conquistas, sobre a luta dos que vieram antes trilhando um caminho árduo mas baseado na verdade de que o amor deve ser livre pra ser vivido de todas as formas e por todos nós. ❤

Em comemoração ao mês mais especial do ano pra comunidade LGBT, o projeto “Pride Queens” foi desenvolvido coletivamente por Drag Queens de Porto Alegre, com o objetivo de elevar, divulgar e celebrar a cena Drag na cidade. Acreditando no trabalho incrível que vem sendo feito pelas Drags da região, conversei um pouquinho mais sobre isso com o Matheus Amaral, um dos idealizadores e participantes do projeto. Muito emocionado, Matheus me contou um pouquinho sobre como aconteceu o nascimento do projeto:

“O projeto surgiu após muitas vezes debatermos fazer trabalhos visuais para ajudar a levar o trabalho das drag queens da cena de Porto Alegre. Existem muitos artistas na nossa região com um trabalho visual fantástico! Nós nos inspiramos muito umas nas outras e sempre sonhávamos em fazer com que fôssemos vistos pelo mundo, mostrando o quanto a cena Drag de Porto Alegre é forte e é diversificada.”

O meio Drag sempre foi baseado no apoio que as queens dão entre si. É bem comum perceber como a amizade nesse meio é combustível essencial pro crescimento de cada uma. Trocando experiência, tomando e se tornando inspiração, as queen sonham com o reconhecimento merecido da comunidade. Matheus nos contou um pouquinho a respeito de como usa seu trabalho pra ajudar a tornar sonhos em realidade, inclusive sobre o Pride Queens:

“Nossa proximidade como amigos nos inspirou a ajudarmos uns aos outros usando aquilo que temos de conhecimento. Assim, sempre me acompanhava essa vontade de usar meu trabalho fotográfico junto com drag e trazer uma maior força a essas duas artes que eu amo. Assim, quando finalmente conseguimos nos organizar para realizar esse trabalho, percebemos que estávamos entrando no mês do Orgulho LGBTQ e que, muito acima de mostrar nosso trabalho, possuíamos a obrigação de levar nossa luta adiante, levar a mensagem de orgulho e amor.”

Usando as cores da bandeira símbolo do orgulho LGBT, cada queen ganhou uma corzinha pra representar o arco-íris em sua totalidade de significados!

“Qual a melhor maneira de fazer isso, senão levantando com força total a nossa bandeira? Ela existe, ela é o nosso símbolo maior de luta e existe um motivo dela, existe um porquê em ser o Arco-íris. Assim decidimos em conjunto que a melhor maneira de fazer isso era usar nossa maquiagem levando cada cor individualmente e seu significado para as pessoas conhecerem.”

Em ordem, temos:

Belle Z Boo, Âyo, Zelda, Kai, Savanna e Seraphina Sigma, que são as artistas incríveis que levam a arte Drag a outro patamar e estão por trás desse lindo projeto.

“Debatemos o tema em conjunto, esteticamente, make up, os looks, os tecidos que usaríamos e a cor que vestiríamos nos looks. Tudo isso pra criar algo com uma unidade visual, mas ressaltando nossas singularidades como drag queens e, acima de tudo, levando a mensagem que a bandeira do Orgulho LGBT representa com suas cores.”

Estamos MUITO orgulhosas do cenário Drag estar cada vez mais maravilhoso e ganhando a visibilidade merecida. A causa e luta LGBT deve abraçar todas suas vertentes, celebrando e enriquecendo com muito amor uma arte tão única e espetacular como a arte Drag! Go on, guuuurls! <3

#BeijoDaGlai

Instagram ATL Girls