aline artista chita

Aline Miguel é uma artista plástica do Rio de Janeiro que trabalha com a temática das mulheres negras. Seu principal objetivo é expressar a força destas mulheres frente às lutas decorrentes do cotidiano brasileiro e, assim, fazer uma contribuição para seu empoderamento no cenário atual.

Suas obras consistem na pintura em tinta acrílica sobre colagem têxtil de estamparia de chita (tecido floral tipicamente brasileiro).

A imagem pode conter: planta e área interna

O interesse de Aline nessa temática foi principalmente por conta da beleza e da garra feminina negra e pelo colorido vibrante da chita, estampa essa de significativa potência visual, força e identidade marcante – características das mulheres negras.

A estampa da chita e os negros possuem um passado entrelaçado. Os primeiros a tramar tecidos em teares rudimentares no Brasil foram os negros escravizados. As primeiras chitas produzidas no Brasil também foram estampadas pelas mãos dos negros através de carimbos de madeira. Chita e negro foram (e ainda são) alvos de preconceito. Chita e negro sobreviveram à exclusão e ganham mais espaço lentamente no âmbito social. A chita já apareceu em grandes desfiles de moda e os negros estão recebendo maiores espaços representativos nas instituições. Ambos têm em suas histórias um entrelace de luta, de garra e de conquista. E é a força deste enlace que Aline busca transmitir em suas obras.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

“A pintura é feita com tinta acrílica através de rolinho de espuma, espátulas e pincéis de diferentes tamanhos. A colagem, neste caso, se relaciona com camadas de pele, camadas de vida. Camadas permeadas por costuras, lutas, rendas, delicadezas, flores, garra, recortes e força. Atravessadas pela luta, pela vida, pela sobrevivência, pela identidade. Recortadas, emaranhadas, misturas, mescladas, vividas, costuradas, sentidas”, conta Aline Miguel.

Achei incrível conhecer a arte da Aline Miguel, saber que a inspiração dela é carregada de sororidade com as mulheres negras. A sobras são lindas e com certeza traduzem a força e beleza intencionais da artista.

A imagem pode conter: 1 pessoa

Para acompanhar o trabalho da Aline, seus contatos são: Instagram – @alinecmiguel | Facebook – Aline Costa Miguel | Site: alinemiguel.com

@negraecrespa

Instagram ATL Girls