No podcast do ATL Girls da semana passada, estávamos falando sobre como não sobrecarregar o organismo com a ressaca a partir do texto da Paula sobre isso. Uma das coisas que falamos foi sobre como no inverno precisamos adaptar nossa alimentação, pois nessa estação procuramos comidinhas mais quentes, mais acolhedoras e apesar de diariamente seguirmos as dicas, salada e inverno não é um match perfeito no Tinder da alimentação, não é mesmo?

Então para ajudar nisso, podemos transformar nossa necessidade em comer saladas e verduras em qualquer estação do ano em algo delícia, fácil e prático. Boa parte das saladinhas ou verduras podem se transformar em cremes ou complementar uma sopa. Além de suprir a nossa necessidade em comer saladas e verduras, também é super bom pro detox do organismo e ainda dá aquela sensação de acalento.

Aqui vão 6 receitinhas fáceis e práticas de cremes gostosos para esse inverno:

#1 Creme de Brócolis

1 maço de brócolis fresco, 1 cebola, 400ml de leite desnatado, sal e pimenta à gosto. Cozinhe o brócolis com a cebola em uma panela. Assim que o brócolis tiver cozido, retire ambos e bata no liquidificador com o leite. Tem que ficar com a textura de um creme. Volte para o fogo para aquecer o creme, acrescente sal e pimenta e está pronto! :]

#2 Creme de Espinafre

100g de espinafre, ½ cebola média picada, 1 xícara e ½ de leite desnatado, sal e pimenta e azeite de oliva. Refogar o espinafre até que reduza. Junte a cebola e refogue mais um pouco. Leve o espinafre e a cebola para o liquidificador. Junte o leite, bata tudo até obter um creme de espinafre bem homogêneo. Adicione sal, pimenta e um fio de azeite de oliva à gosto.

#3 Sopa de legumes com frango

1 peito de frango desossado e sem a pele, 2 batatas rosa, 2 cenouras, 1 chuchu, 1 cebola grande, 1 talo de salsão, 2 xícaras (chá) de repolho cortado em tiras bem finas, 1 colher (sopa) de salsinha picada, 2 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem, 2 tabletes de caldo de galinha e sal e pimenta a gosto. Corte o peito de frango em pedaços pequenos e tempere com sal e pimenta, reserve por 20 minutos. Descasque as batatas, as cenouras, o chuchu e a cebola e corte todos os legumes em cubinho, exceto o repolho que deverá ser cortado em tiras bem fininhas. Aqueça o azeite em uma panela grande e acrescente o frango cortado em cubinhos e deixe dourar em fogo alto, mexendo sempre. Acrescente os legumes picados. Misture bem e deixe refogar por uns 5 minutos. Acrescente 1 1/2 litro de água quente e os tabletes de caldo de galinha e deixe cozinhar por 1 hora aproximadamente para que o frango e os legumes fiquem macios. Se necessário, durante o cozimento, acrescente mais água quente. Ajuste o sal e sirva com uma pitada de pimenta do reino e salsinha.

#4 Sopa de Alho

5 dentes de alho descascados e espremidos, 1 colher (sopa) de azeite, 8 xícaras (chá) de caldo de frango caseiro, sal e pimenta-do-reino a gosto, 1/2 xícara (chá) de leite desnatado, 3 gemas batidas e 1/4 xícara de queijo parmesão ralado. Frite o alho no azeite até dourar ligeiramente. Numa panela grande aqueça o caldo. Junte o alho e cozinhe lentamente por 30 minutos. Tempere, coe e leve novamente ao fogo. À parte, misture o leite desnatado com as gemas. Adicione um pouco de caldo quente, misture e depois despeje na panela onde está o caldo. Aqueça por alguns minutos e retire do fogo. Coloque numa sopeira e polvilhe com queijo ralado.

#5 Creme de Moranga

2 colheres de azeite de oliva, 1 cebola picada, 1 dente de alho, ½ colher de chá de gengibre picado, 1kg de moranga, 1 litro de leite, queijo parmesão e sal a gosto. Refogue o azeite de oliva, cebola, alho e gengibre. Adicione a moranga e o leite. Cozinhe até a moranga desmanchar. Bata tudo no mixer ou liquidificador, adicionando o queijo e o sal. Prontinho!

#6 Creme de cenoura com gengibre

6 cenouras, ½ cebola, ½ alho poró, ½ laranja, 600ml água, 1 pitada de sal, 1 rodela de gengibre (sem casca) e azeite de oliva. Descasque os legumes, corte em pedaços e refogue em uma panela com o azeite, por 5 min. Acrescente o gengibre e a água até cobrir. Tempere com sal e cozinhe até que as cenouras fiquem macias. Esprema o suco de metade da laranja e deixe cozinhar por mais 5min. Retire do fogo, bata no mixer ou liquidificador. Pode servir :]

É isso! Usem sua criatividade e façam também novos cremes, com os legumes e verduras que vocês preferirem. Procure a ajuda de uma nutri para equilibrar os legumes e aproveitar ao máximo seus benefícios, elas sempre têm uma ideia genial pra ajudar na alimentação.

Se aqueçam e continuem com uma boa alimentação mesmo no inverno! Não esqueçam!

Fê Ortiz.

Instagram ATL Girls