elenco-malhacao-1904

A novela Malhação em 2017 tem como subtítulo “Viva a Diferença“, super apropriado para a nova temporada que começou há menos de dois meses e já tem todo o meu amor.

Sabe aquele enredo de casalzinho principal que todo mundo quer separar e acontece umas histórias paralelas fracas, mas o foco sempre é o casal?

Debby Ryan mind blown debby ryan GIF

Mudou!!! Agora são cinco protagonistas mulheres extremamente diferentes em classe social, interesses e vivências (esquece o casal cheio de conflitos como centro da história) que se uniram inicialmente por uma gravidez na adolescência, ou melhor, um parto no metrô. Um pouco de “fora da realidade” talvez, mas as coisas só melhoraram a partir dali.

Nashville on CMT cmt thumbs up nashville hayden panettiere GIF

A abertura tem como trilha a música Bate a Poeira de Karol Conká (minha música favorita dela, justamente pela letra), trecho:

Seja o que tiver que ser, seja o que quiser ser
Bate a poeira, bate a poeira
Seja o que tiver que ser

O preconceito velado tem o mesmo efeito, mesmo estrago
Raciocínio afetado falar uma coisa e ficar do outro lado

Mas, sobre a história contada…Com tão pouco tempo no ar, a nova Malhação trata delicadamente e com bastante realismo alguns preconceitos e tabus presentes em nossas vidas. Questões como:

#1 Maternidade na adolescência

Resultado de imagem para adolescente malhacao gravida 2017

Um tema recorrente na novela, mas com abordagem diferente. Sempre vemos a menina lidando com a gravidez precoce, mas dessa vez a gravidez durou minutos só no primeiro capítulo, o que a história fala é o que acontece depois que a criança nasce.

Tudo começa com o parto de uma das protagonistas com a ajuda das outras quatro quando estavam sozinhas dentro de um metrô parado. Elas não eram amigas e o ocorrido fez um laço de união entre todas elas. Como lidar com um filho pequeno, a ajuda das amigas, do pai da adolescente e do suposto pai da criança, é um dos assuntos principais da novela.

#2 Racismo

Resultado de imagem para racismo 2017 malhacao

Uma das protagonistas é negra, a Elen, ela estuda em colégio público, é super inteligente, mas têm oportunidades barradas por conta de sua cor e outros conflitos. Seu irmão sofre preconceito por parte da mãe de sua namorada, que não aceita que sua filha o namore. Ele vive como uma figura determinada, apenas por ser negro, com ofensas vindo inclusive de policiais (lembrou Dear White People).

#3 Feminismo

Resultado de imagem para girl power

Acontecem muitos diálogos de questionamento do porquê homens tem preferência ou liberdade para fazer algumas coisas e mulheres não. Ou o machismo no próprio relacionamento amoroso.

#4 Relacionamento aberto

Resultado de imagem para relacionamento aberto

Uma das protagonistas namora um garoto, mas ambos tem interesse em outras pessoas apesar de se darem bem e se gostarem muito. Ela propôs abrir o relacionamento e foi tudo ok. O período é de adaptação.

#5 Desigualdade social

Resultado de imagem para keyla malhação

Os personagem são divididos entre uma escola pública e outra privada, mas com a união das 5 meninas, os dois grupos se juntaram e convivem bem (quase sempre). Cada lado conhecendo a vida e cultura do outro, quebrando barreiras, se posicionando. E acho que vem daí, principalmente, o subtítulo da temporada: VIVA A DIFERENÇA. Mesmo assim, a desigualdade influencia bastante na vida de cada um.

#6 Padrões de beleza

Resultado de imagem para keyla malhação remedio

Uma questão forte que aparece é o padrão de magreza estipulado pela sociedade. O uso de medicamentos, dietas radicais, exercícios sem orientação para um objetivo final, mas que prejudica muito a saúde e não dá resultado nenhum.

#7 Influência da tecnologia

Resultado de imagem para celular educação

Elen, a protagonista que já me referi por aqui é um crânio! E lida muito bem com a tecnologia. A trama mostra que a tecnologia pode ser uma grande aliada da educação.

Não ter só um casal como protagonista abre um leque de assuntos que podem ser abordados com maior destaque e acho que isso está sendo feito lindamente sem perder a essência da fala com o público jovem.

É a primeira vez que Malhação é ambientada em São Paulo e não no Rio de Janeiro. Essa nova era tem como responsável o autor Cao Hamburguer, responsável pelo Castelo Rá-Tim-Bum, a série Cidade dos Homens e o filme Xingu, por exemplo.

Eu não tenho oportunidade de assistir todos os dias, então é possível que tenham mais coisas interessantes que eu não tenha perdido, mas digo que vale a pena dar uma olhada. Não sou mais o público alvo do folhetim e talvez você também não seja, mas é bom saber o que a programação mostra pra geração jovem que está aí.

Confira a abertura aqui:

@negraecrespa

Instagram ATL Girls