anitta plabllo maisa

O cenário musical e de entretenimento brasileiro vem se diversificando e finalmente saindo da linha óbvia-padrão que permaneceu imutável por gerações. Existia uma fórmula pra fazer sucesso no Brasil, e pra ser a cara do país lá fora era necessário atender a vários requisitos que sempre excluíram o “diferente” dos holofotes.

A era revolucionária sobre gênero e padrões que estamos vivendo e o uso da internet como ferramenta poderosa de disseminação de conteúdo, levou o Brasil a um novo nível de mudança: nossos ídolos não atendem mais aos padrões tradicionais de classe, gênero ou idade! Com o acesso mais fácil a informação, conteúdos relevantes e instrutivos, as novas gerações estão mais livres de preconceitos, aprendendo a valorizar o diferente e entendendo essa diversidade como motivo pra celebrar e não mais pra excluir ou marginalizar.

A mudança é clara pra qualquer pessoa média e já fez as grandes mídias começarem a se adaptar a essa geração que está mais consciente, militante e ativa em suas causas. Você imaginou que 10 anos atrás uma Drag Queen estaria estrelando um comercial de maquiagem ou que uma cantora de funk abriria as Olimpíadas?

É, nós também não.

Anitta, uma mulher jovem que cresceu no funk, teve todo seu amadurecimento até à idade adulta monitorado pelos holofotes. Antes, apenas mais uma cantora de funk no Brasil, hoje é uma das maiores personalidades do país, respeitada e já amada por muita gente aqui e lá fora.

 

Anitta apesar de toda a fama, é um exemplo clássico de uma menina-mulher comum, assim como eu, como você que tá lendo e como várias pessoas que conhecemos. Anitta também não nasceu desconstruída, viu? Apesar de hoje ser um símbolo forte sobre o poder feminino e até mesmo sobre algumas vertentes feministas, é bem fácil de perceber que a cada entrevista ou declaração pública Anitta foi evoluindo seu discurso, desenvolvendo suas ideias e deixando sua essência positiva tomar lugar de convicções ultrapassadas, baseadas numa criação machista que todos, absolutamente todos nós experimentamos em algum nível em nossas vidas. Anitta cresceu, virou referencia e hoje joga muita verdade “bem na sua cara“. Você pegou a referência? ;]

E por falar em cara, podemos falar delx? Pabllo Vittar é uma Drag Queen de 22 anos que está experimentando o poder da fama a pouco tempo, mas que já tem muito pra falar. Pabllo é uma diva Drag brasileira que canta POP e lançou seu primeiro disco solo em janeiro desse ano. Disco esse que por sinal fez um sucesso estrondoso, fazendo suas musicas ficarem nas paradas do iTunes uma semana após o lançamento como o terceiro álbum mais baixado do site e 9 de suas 10 musicas entre as 50 mais reproduzidas no Spotify. Pabllo não veio pra brincadeira e ele deixa isso bem claro em suas declarações. Em uma das suas entrevistas mais marcantes, Pablo declarou a Revista Trip a seguinte frase:

“Se hoje estou dando uma entrevista montada de drag, é porque muita gente morreu e sofreu preconceito para que eu ocupasse esse espaço”.


Pabllo virou símbolo LGBT, mas com suas musicas melódicas e com batida POP contagiante, a Drag mais famosa do Brasil já conquistou todos os públicos, inclusive, e principalmente, o público feminino. Pra quem acha que estamos forçando, Pabllo é atualmente a Drag Queen mais reproduzida no mundo no YouTube, passando até mesmo a maior celebridade Drag da história, Rupaul. São milhões e milhões de visualizações em seu clipe original e são milhões e milhões de pessoas com acesso a Pabllo, um jovem inspirador com um discurso bonito e necessário. O que podemos dizer? Ninguém tomba Pabllo Vittar!

Já que estamos falando em tombamento.. Pode entrar, Maisa! Quem não lembra da menininha talentosa e tagarela que apresentava programas infantis de uma maneira única? Maisa é hoje cantora, atriz e uma das maiores influencers brasileiras na internet. A menina é um fenômeno, não só por conta do seu sucesso, mas pela postura que ela adota em relação ao que a cerca. Tanto as críticas quanto os assédios que Maisa vem sofrendo, são respondidos por ela sempre de maneira esclarecida, muito bem informada e educada. É fácil se pegar lendo um texto ou uma entrevista de Maisa e esquecer que quem está falando ali é uma menina de apenas 15 anos.

Maisa virou febre por se tornar um símbolo da nova geração de meninas no Brasil, jovens mulheres que dão um verdadeiro show de conhecimento curiosidade e interesse em assuntos relacionados a feminismo, preconceitos e relação com as diferenças. Maisa tá sempre esperta e ajuda milhões de jovens a entenderem seu valor e sua feminilidade, não forçando um amadurecimento precoce, mas lidando de maneira simples e eficaz com o machismo que sofre diariamente em sua vida normal de adolescente.

Creio não conseguir explicar a dimensão e o quão grandiosas são essas representações e como essas três personalidades estão dando um novo rumo quanto ao comportamento diante das diferenças no Brasil. As três novas caras do país representam tudo o que antes era desvalorizado: a mulher e a cultura marginalizada da periferia, a Drag Queen e o afronto ao preconceito quanto a sexualidade e gênero, e a jovem menina que representa a nova geração de mulheres provando que com informação e conhecimento quebramos tabus e derrubamos o machismo. Com carisma, talento e muito o que dizer, Anitta, Pabllo e Maisa tem papéis fundamentais na construção da nova cara do jovem brasileiro: o que acha preconceito, homofobia e machismo formas ultrapassadas de comportamento. Elas ditam o que é “cool” e pra nossa sorte, o “novo cool” é praticar o respeito e a empatia para com o próximo e suas escolhas pessoais. Não é difícil achar tweets, posts ou até mesmo entrevistas desses três fenômenos onde eles reforçam a ideia de que uma nova geração está aí pra fazer a diferença. É emocionante saber que essas três estrelas estão conseguindo romper a barreira de um público alvo específico e atingindo cada vez mais públicos, conseguindo levar a mensagem de amor e diversidade pra mais pessoas.

São três rainhas que usam de sua realeza em prol da arte, da cultura brasileira e do amor próprio e ao próximo.

Vieram pra ficar, agora é só aceitar.

Eu e minha casa servimos a Anitta, Pabllo e Maisa. ❤

#BeijoDaGlai

Instagram ATL Girls