alimentos-funcionais

Quem me acompanha lá nas minhas redes sociais (@paulamarpinto) deve ter visto que nos últimos meses eu tenho postado receitas ma-ra-bi-jo-sas, né? Isso porque eu decidi fazer um curso incrível de gastronomia funcional, onde além de aprender a fazer pratos lindos e super saudáveis, aprendi a combinar ingredientes que tragam saúde e sabor àqueles pratos que passam batidos no nosso dia-a-dia. Pra quem ficou curioso e não faz ideia do que são alimentos funcionais, vem comigo que eu explico!

Vamos do começo: alimentos funcionais são aqueles alimentos – ou ingredientes – que comprovadamente oferecem benefícios à saúde, além de suas funções nutricionais básicas. Como assim? Sabe aquela história de que uma taça de vinho por dia faz bem? Então, isso se dá em conta do resveratrol que contém nas uvas. Ou seja, para um alimento ser considerado funcional ele precisa, por exemplo, reduzir o risco de doenças crônicas degenerativas, como câncer e diabetes, entre outras. Mara, né?

É importante salientar que os alimentos funcionais tem função PREVENTIVA e devem estar inseridos no seu dia-a-dia. Nada de tomar 2 litros de vinho e achar que tá livre do envelhecimento precoce, viu? A Anvisa tem uma lista completa dos nutrientes e não nutrientes com propriedades comprovadas e indicando o mecanismo de cada um. Outro ponto importante: prefira sempre produtos orgânicos. Isso é papo pra outro post, mas de nada adianta comprar um alimento nutritivo, porém cheio de veneno.

E é a gastronomia quem faz a mágica acontecer! A junção da gastronomia com a nutrição funcional forma a gastronomia funcional, tornando a alimentação diária cheia de nutrientes, super preventiva e o melhor de tudo: muito gostosa! <3 A gastronomia funcional tem como objetivo nutrir o organismo com nutrientes adequados respeitando a individualidade de cada um. Nunca esqueçam: todos temos nossas particularidades e é assim que uma refeição deve ser. O que cada corpo necessita para funcionar em perfeitas condições, a fim de minimizar problemas como alergias e intolerâncias, levando mais saúde e qualidade de vida!

Continua curioso e quer saber mais sobre os alimentos funcionais? Quer saber quais são eles e dicas de receitas? Fica de olho lá no @eagoranutrinha, aos poucos vamos liberando muito conteúdo legal que vai te ajudar a transformar sua cozinha e te impressionar. Alimentação saudável não é só frango com salada – e se for, pode ser muito gostosa e divertida.

Ficou com dúvidas? Tem alguma receita especial? A gente adora compartilhar experiências!

Nos vemos segunda que vem com mais saúde e alegria!

Paula Pinto.

Instagram ATL Girls