humanae

Humanae é um projeto criado pela brasileira Angélica Dass, uma fotógrafa e artista negra que mora na Espanha. O projeto tem como objetivo criar reflexões sobre a cor das pessoas a partir de códigos da Pantone (empresa americana mundialmente conhecida por seu sistema de cores). A ideia para realizá-lo veio do questionamento das pessoas para saber a cor dos filhos de Angélica e seu marido espanhol, que, segundo ela, tem cor de lagosta queimada de sol, rs.

Resultado de imagem para humanae

Ela então iniciou sua busca por fotografar diversas pessoas ligando o tom de pele de cada um com a escala de cores da Pantone. O projeto teve início em 2012 na Espanha e até o ano de 2016 o catálogo de fotografia já contava com mais de 3 mil pessoas de 13 países diferentes. Dentre os países que passou, a artista afirma que o Brasil é o mais colorido.

 portraits GIF

Hoje, o trabalho ainda segue. O resultado já foi mostrado em diversos países em forma de exposição ou alguma intervenção artística. Além disso, criou-se um registro bem rico de rostos para estudos.

Em fevereiro de 2016, Angélica falou sobre o projeto em uma palestra no TED, em Vancouver. Além de Humanae, ela comentou algumas situações racistas que passou e disse que o Brasil é o pior país para se nascer negro, pois aqui há um preconceito institucionalizado e escondido.

Tem mais detalhes do projeto no negraecrespa.com <3

Instagram ATL Girls