Sim à Igualdade Social é uma campanha desenvolvida pelo ID_BR (Instituto Identidades do Brasil) do Rio de Janeiro, uma ONG comprometida com a promoção de direitos humanos com foco na igualdade racial. A ação tem como objetivo a conscientização e engajamento de organizações e da sociedade civil em prol de ações afirmativas e do crescimento socioeconômico da população negra, através da inserção no mercado de trabalho.
As principais motivações da existência da campanha são:
#1 Negros são maioria no consumo, mas minoria nas corporações.
#2 “80% dos analfabetos são negros enquanto que 70% dos jovens brancos entre 15 e 17 anos frequentam a escola e, neste ranking, apenas 55.5% dos jovens negros na mesma faixa etária têm esta oportunidade.” – Fundo Baobá.
#3 150 anos (sim, CENTO E CINQUENTA ANOS!) é o tempo estimado pelo Instituto Ethos para a redução de desigualdades sociais.
#4 5% dos cargos executivos no Brasil são ocupados por negros apenas, sendo 1% mulheres.
Vamos mudar isso já, né?
Como aderir à campanha pela sua empresa:
Isso é feito através do selo e licenciamento de produtos da campanha. Além de agregar valor com o selo, posteriormente é elaborado junto com diretores e colaboradores um plano de ações através da gestão de pessoas e cultura organizacional. Para então serem realizadas ações propositivas que valorizam e respeitam as habilidades de cada um, independentemente da cor da pele.
Para pessoas físicas:
É possível contribuir com a compra da camiseta da campanha, que é produzida por um grupo de mulheres da Rocinha vinculadas a Cooperativa de Trabalho Artesanal e de Costura. Também há possibilidade de doação.
Além disso, há a oportunidade de colaborar e participar de eventos e programas educacionais organizados pela ID_BR.
O símbolo estilizado é inspirado em quatro tons de pele.
A idealizadora do projeto é Luana Génot, ex-modelo que ouviu de um agente que apesar de linda, sua cor da pele era um “problema”. Foi nesse momento que ela começou a reconhecer o preconceito que sofria. Percebeu ainda que trabalhava mais e ganhava menos que as colegas brancas. Hoje ela é diretora da ID_BR.
Ela participou do TEDxSão Paulo para falar da “Sim à Igualdade Racial”:
Todos os gastos do projeto são acessíveis e esclarecidos em documentos no site da campanha.
É de iniciativas como essa que precisamos para diminuir os absurdos 150 anos previstos para termos igualdade racial nas empresas.
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