dear white people
Provavelmente você ouviu falar da nova série original da Netflix “Dear White People” (Queridas Pessoas Brancas). É uma “comédia” que retrata a relação de negros na Universidade Winchester. O próprio tema da série já me interessaria, mas a informação de que muitos cancelaram a assinatura da Netflix quando ela foi anunciada, com alegação de racismo inverso e auto-segregação negra, chamou mais ainda a minha atenção.

Ainda temos que falar que racismo inverso NÃO EXISTE?

 netflix season 1 black and white episode 7 sam GIF
Mas enfim, dediquei meus últimos três dias para assistir a série em todo intervalo de tempo que tinha porque eu queria muito escrever sobre ela. Já aviso: esse post NÃO CONTÉM SPOILER!

O nome da série, além da alfinetada, é o mesmo do programa de rádio universitária no qual a Samantha White (Sam), uma das protagonistas, dá recadinhos ácidos aos ouvintes em alerta ao preconceito. Ácidos no bom sentido, lições mesmo. A série inicia com uma crítica a uma festa blackface realizada pelos brancos da universidade em resposta às indignações ditas por Sam e as organizações negras ativistas de lá.

Resultado de imagem para dear white people

A série me lembrou outra, a Todo Mundo Odeia o Cris, mas com personagens adultos e envolvendo sexo e festas universitárias. Ela tem questionamentos base para dar um choque em quem a assiste. Ela é leve, meio juvenil, mas com indagações sérias que devem sim ser ouvidas, refletidas e discutidas.

O 5º episódio com certeza é o mais crítico, a festa blackface é deixada um pouco de lado para um momento impactante. Um problema social que vemos todos os dias “aqui fora”. Esse episódio em especial foi dirigido por Barry Jenkins, o mesmo de Moonlight, vencedor de melhor filme no Oscar 2017.

Temas importantes como relação amorosa branco x negro, descoberta da sexualidade, colorismo, ocupação de espaço por parte dos negros, solidão da mulher negra e expectativas negativas em relação aos negros são abordados na série. Algo que aparece bastante é a questão do estereótipo cultural que o negro carrega e que para não dizer coisa pior, é muito chato e cansativo.

Como negra, sei que a gente tem que lutar por nosso ambiente a vida toda. O tempo todo. Mostrar nossa capacidade e superá-la 24 horas por dia.

Resultado de imagem para dear white people
Separei algumas falas:

“Minhas piadas não prendem seus jovens em níveis alarmantes nem tornam perigoso andar no próprio bairro, mas a de vocês, sim. Quando zombam ou nos menosprezam, vocês reforçam um sistema existente. Policiais olhando para um negro segurando uma arma não veem um ser humano, eles veem uma caricatura, um bandido, um preto. Não podem mais se vestir de negro no hallooween e fingir ironia ou ignorância, não mais.”

Nossa cor de pele não é uma arma, não precisam ter medo dela.”

 “Nem tudo o que se enfrenta pode ser mudado, mas nada pode ser mudado se não for enfrentado.”

E em relação ao negro se sentir acuado entre brancos:

No fim, é um mix de emoções, dá vontade de rir, de chorar, de torcer por alguns personagens e dar um alerta em outros. Me identifiquei com várias coisas e espero que quem assista esteja com o coração bem aberto para ouvir, aprender e se divertir um pouco também, por que não?
 netflix season 1 lol episode 6 laughing GIF
Ah, um comentário pessoal que não acrescenta em nada a discussão: morri com os figurinos incríveis!!!

@negraecrespa

Instagram ATL Girls