Todo feriado é a mesma coisa. Saímos da rotina quase que naturalmente. Aquele doce antes de dormir, aquele refri-cura-ressaca de manhã, aquele prato just-carb no almoço e aquele oceano de exagero na bebida alcoólica.

A saladinha é quase como se tirasse férias de nós, mas sabemos bem que é ao contrário.

A culpa? Só aparece na volta, no carro, olhando pra estrada e pensando:

“Não precisava ter feito tudo isso”

“Podia ter comido mais salada, pelo menos no almoço”

“Amanhã será que faço detox ou só proteína? Qual vai me deixar melhor antes?”

“Ih, não fui no super, preciso de alimentos saudáveis, o que que eu faço agora, mais um dia eu não aguento”

Esse foi o diálogo comigo mesma ontem dentro do carro na estrada, mas imagino que tenha sido o de muitas de nós. A nossa diversão como se não houvesse o amanhã no feriado, acaba com a rotina e com ela nossa alimentação saudável, esta quase que sem esforço. Eu sempre conto do dia que meu mundo simplesmente se libertou, o dia que eu conversei com a minha Nutri e sócia Paula Pinto e ela me disse, ATENÇÃO:

“Fê, quando tu for sair da dieta, seja por bebida, por doce, por graxeira, APROVEITA O MOMENTO, aproveita a comida, SEM CULPA. Isso porque o corpo entende quando tu come COM culpa e ativa seus sensores pra isso, fazendo com que seja algo mal recebido pelo corpo. Quando nosso corpo entra em alerta, a primeira reação dele é acumular gordura, ou seja, tudo que a gente não quer! Jaca, mas jaca com vontade. E na outra refeição, já volta tudo normalmente pra tua alimentação saudável.”

Obrigada, Deus, por isso!

Vocês devem imaginar. Pulei de alegria! O que temos que ter em mente, é que sair da dieta é ABSOLUTAMENTE normal, o corpo demora a adquirir novos hábitos e largar ou diminuir algo que é muito bom é difícil. Tenham em mente que deslizes acontecem e de forma alguma são sinônimo de derrota.

Por isso, a regra é sem exageros. Nossa alimentação saudável precisa ser a regra, as exceções quando combinadas e organizadas podem existir. É isso que torna tudo mais leve, tudo melhor, vale mais a pena. É aquele velho clichê mas a mais pura verdade: o segredo é o equilíbrio.

Ou seja, pra essa volta de feriado: volta leve, volta afim, volta pra rotina, volta pra tua alimentação normal e saudável. Tenha uma nutricionista que seja tua melhor parceira, que tenha a mesma vibe que tu, que vai te entender e te ajudar a escolher o que funciona melhor pra ti! No próximo feriado, aí é outra história.

Beijos sem culpa,

Fê Ortiz.

Instagram ATL Girls