dieta bolo

Na semana passada a brincadeira de contar 9 verdades e 1 mentira explodiu no Facebook e todo mundo entrou na onda. Lá no nosso perfil (@eagoranutrinha), a gente também fez, mas mudando um pouco: contamos 9 mentiras e 1 verdade sobre alimentação saudável que deixou muita gente de queixo caído. O post teve tanto interesse, que hoje eu resolvi te contar outras 9 mentiras e 1 verdade que a gente escuta o tempo todo sobre dieta que podem estar te impedindo de ter uma vida saudável e leve de verdade! Depois dessa lista, sua dieta nunca mais será a mesma. Vem comigo e arrasa!

#Mentira 1 Beber líquidos com a comida engorda

Beber líquidos durante a refeição não tem nada a ver com a perda de peso. A ingestão de líquidos pode dificultar a digestão especialmente em grande quantidade mas não vai te fazer engordar. O recomendado é consumir no máximo 200ml, preferencialmente de água, junto com a comida. Bebidas gaseificadas podem dar a sensação de estufamento. Atenção especial também para bebidas muito calóricas, hein?

Drinking GIF - Find & Share on GIPHY width=

#Mentira 2 É obrigatório comer de 3 em 3 horas

Comer de 3 em 3 horas: PARE! Procure um nutricionista para te orientar. Ao comer de 3 em 3 horas sem estar com fome ou sem que esteja dentro das suas necessidades pode fazer com que você esteja ingerindo mais do que gastando. Não existe regra geral pra todo mundo, sua dieta precisa ser adaptada pra você!

#Mentira 3 Comer à noite engorda

Quem foi que disse que não se deve comer a noite? Pode comer depois das 20h sim, e carboidratos podem estar na sua janta. Isso tudo vai depender da sua rotina, da hora que você vai dormir e da hora que você acorda. Dormir com fome pode piorar a qualidade do sono o que consequentemente vai interferir no seu metabolismo! A atenção a noite deve ser quanto a quantidade e principalmente a qualidade da sua refeição. A recomendação é que a última refeição seja 3 horas antes de dormir.

The Platform GIF - Find & Share on GIPHY width=

#Mentira 4 Perca 10kg em 1 semana com a dieta do alface!

Perder peso rápido pode ter efeito rebote. Fazer dietas super radicais que te prometem perder muitos quilinhos sem qualquer acompanhamento é uma enorme cilada. Nenhuma novidade, né? Mas sabe por que? Nosso corpo tem memória metabólica, ou seja, seu corpo está acostumado com a forma física em que ele passou a maior parte da vida. Após uma dieta restrita, qualquer descuido vai fazer com que seu corpo acumule gordura – é um processo natural de defesa do organismo. Foco no seu destino ao invés da velocidade e faz o mantra: preciso de um nutricionista e não de um milagre!

#Mentira 5 Alimentos diet e light são mais saudáveis

Vamos lá: a nomenclatura diet indica que o alimento é isento de algum ingrediente (açúcar, gordura, sal e etc). Já o alimento denominado light indica que há a redução de algum desses componentes. Moral da história: alimentos normais com modificação em apenas um ingrediente. Por isso é preciso cuidado! Pão light por exemplo continua sendo carboidrato simples, assim como chocolate diet continua tendo bastante gordura. Faça escolhas conscientes!

Yes GIF - Find & Share on GIPHY width=

#Mentira 6 Devo banir 100% as gorduras da minha vida

Calma aí! As gorduras têm papel importante no nosso corpo sim! A recomendação é que uma dieta saudável deve ter em média 35% de gorduras, sabia? É claro que não estamos falando de todo tipo de gordura, é preciso saber quais são as melhores (aquela velha história de gordura do bem) e em qual quantidade ingerir.

#Mentira 7 Quanto mais eu suar fazendo atividade física, melhor!

Perder água não é o mesmo que queimar gordura. Nada de correr na esteira agasalhado achando que vai emagrecer mais rápido. Além disso, perder muito líquidos pode levar a desidratação, que pode comprometer a dissipação do calor, e acaba por elevar a temperatura corporal basal e aumentar o esforço do sistema cardiovascular. Além disso, a desidratação prejudica a função de regulação térmica aumentando-se o risco de exaustão e choque térmico.

Wink GIF - Find & Share on GIPHY width=

#Mentira 8 Comer banana é a melhor forma de prevenir cãibras

Para evitar a ocorrência de cãibras é preciso equilíbrio de eletrólitos (minerais) e hidratação SEMPRE. A absorção de minerais é lenta, comer banana antes da atividade física para prevenir a cãibra é bobagem! Mantenha uma dieta saudável e tome 2 litros de água por dia. :]

Water GIF - Find & Share on GIPHY width=

#Mentira 9 Carboidratos são inimigos mortais da dieta

Essa já é batida mas é sempre bom lembrar. Carboidratos são a principal fonte de energia do corpo. Sem eles, o corpo vai procurar energia na massa muscular e ao invés de perder gordura, você perderá músculos. É fundamental escolher bem os carboidratos da sua dieta, e saber qual o melhor horário e quantidade a ser ingeridos. Nada de ter medo de comer os carboidratinhos, ok?

Verdade absoluta

Se alimente com amor e procure uma nutricionista. Só esses dois componentes vão fazer a sua alimentação ser melhor e você atingir seu objetivo com mais saúde, seja ele qual for.

Contem comigo,

Paula Pinto.

Instagram ATL Girls